6/05/2016 9:12 pm

Estudantes da Rede Estadual de Imperatriz participam de exames médicos para os Jogos Escolares

Estudantes da Rede Pública Estadual, que irão participar dos XXXV Jogos Escolares de Imperatriz (JEIs), realizaram, nesta quinta-feira (5) e sexta-feira (6), no auditório da Unidade Regional de Educação (URE) de Imperatriz, exames médicos para participação da competição, que inicia dia 28 deste mês.

A ação, que ocorre desde o ano passado, é resultado da parceria entre o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (Segep), Unidade Gestora Regional de Saúde de Imperatriz (UGRSI) e Unidade de Regional de Educação de Imperatriz (UREI); e Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sedel).

“Nesta oportunidade, gostaria de agradecer à Secretaria de Gestão e Previdência e a Unidade Gestora Regional de Saúde por disponibilizarem os médicos e enfermeiras para esta ação conjunta em prol da saúde dos nossos atletas. Garantir a realização desses exames é saber que os estudantes das escolas estaduais participarão dos Jogos Escolares em perfeitas condições físicas”, destaca a gestora Regional de Educação de Imperatriz, professora Orleane Santana.

Na quinta, pela manhã, foram atendidos os alunos dos Centros de Ensino Graça Aranha, Dorgival Pinheiro, Urbano Rocha, Nascimento de Moraes, Mourão Rangel, União e Edinan Moraes. E à tarde, o atendimento foi para os alunos das escolas Vinicius de Moraes, Tancredo Neves, Nova Vitória, Newton Barjonas Lobão, Vespasiano Ramos, Delahê Fiquene, Raimundo Soares, Caminho do Futuro e Estado de Goiás. Nesta sexta  compareceram para os exames médicos os alunos do CE Governador Archer e Colégio Militar Tiradentes II e alguns de outras escolas que não estiveram presentes na quinta-feira.

Os alunos passaram por aferição da pressão arterial e, logo em seguida, foram encaminhados ao consultório, para criteriosa avaliação médica.

Para o professor de Educação Física Ruiter Amazonas, do CE Edinan Moraes, a realização dos exames médicos é fundamental. “A partir disso, podem ser detectados problemas de saúde nos alunos, principalmente, cardíacos e de pressão, que são desconhecidos até da família. Dessa forma, esses exames garantem a segurança na prática das atividades físicas, durante os jogos escolares”, avaliou.

Opinião que também tem a aluna Vanessa da Silva Soares, da 3ª Série do Ensino Médio, do CE Governador Archer, que realizou os exames na URE de Imperatriz. “Essa ação de proporcionar exames para todos os alunos é muito importante porque, além da preocupação com os jogos, existe também preocupação com nossa saúde. Proporcionar esporte e lazer aos jovens é uma iniciativa muito boa, mas que seja com segurança, prevenindo que algo trágico aconteça com os atletas, aí fica melhor ainda”, afirmou.

Equipe Médica

Durante os dois dias o atendimento médico foi garantido pelo envio de profissionais da saúde da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência (SEGEP), Unidade Gestora Regional de Saúde de Imperatriz (UGRSI), na Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz (HRMI), em sistema de revezamento.

A equipe foi composta pelos médicos Félix Macedo, Janderson Viana, Gregório Soares, Abraham Elmescam, Maria Helena e Lourival de Lima Silva; e pelas enfermeiras: Tereza de Jesus Alves Magalhães, Maria Emídia Miguel Fonseca, Magna Maria Chaves da Silva, Guiomar Teodósio, Maricélia Tavares Borges Oliveira, Janileide de Macedo Sousa Tavares, Suelen Andrade Sousa Coelho, Raquel dos Santos Almeida, Silvana Castro, Delci Pereira Miranda Santos e Jurema Angela dos Santos Lima.

 Fonte: Seduc
Texto: Cida Marconcine
(Fotos/
Cida Marconcine)

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI