12/11/2019 4:41 pm

Estudantes da rede estadual discutem Direito do Trabalho no TRT do Maranhão

Técnica do TRT debate com os estudantes sobre Direito do Trabalho

Técnica do TRT debate com os estudantes sobre Direito do Trabalho

Estudantes dos Centros de Ensino Sagarana II e Cidade Operária II, ambos da Rede Pública Estadual, conheceram, nesta terça-feira (12), o funcionamento do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão). Trata-se do Programa TRT na Escola, que visa fomentar nos estudantes o debate sobre noções básicas de Direito do Trabalho, Trabalho Infantil, trabalho análogo a escravo e trabalho seguro.

Como parte das ações do Programa edição 2019, os alunos tiveram uma manhã diferente com discussão de temas relacionados aos direitos específicos do trabalho e, em seguida, participaram de uma audiência do Tribunal e conheceram outras dependências como a biblioteca, que dispõe de um acervo com literatura jurídica.

Estudantes conhecem biblioteca do Tribunal

Estudantes conhecem biblioteca do Tribunal

“Eu achei muito interessante, porque nós descobrimos diversas coisas que não sabíamos e adquirimos novos conhecimentos. Gostei de conhecer a biblioteca, de ter visto um julgamento, que foi bem interessante, porque presenciamos o que acontece e, se quisermos seguir essa carreira futuramente, já temos um bom conhecimento sobre isso”, revelou Ana Lea Azevedo, estudante da 1ª série do Cidade Operária II.

“A visita ao Tributal de Justiça [do Trabalho] foi muito importante porque nós aprendemos sobre os nossos direitos e deveres. Aprendemos a quem pedir ajuda quando somos desrespeitados. Visitamos a biblioteca, conhecemos mais sobre o trabalho infantil, que é muito importante falarmos sobre essa causa que não é normal, mas que observamos em nossa sociedade”, ressaltou, Lívia Cardoso da 1ª série do Cid.Operária II.

A gestora do Sagarana II, Cleude Maria Carvalho, destacou a importância do projeto para a formação cidadã dos estudantes. “A grande importância do ‘TRT na Escola’ é essa aproximação dos alunos com o judiciário para eles observarem que não é algo muito distante. É também um local onde vão aprender não só sobre a prevenção ao trabalho infantil, ao trabalho escravo, mas também, como possibilidade de trabalho, onde podem também atuar. A justiça tem um leque muito grande de possibilidade de trabalho para eles enquanto jovens”, enfatizou.

O Programa TRT na Escola/TJC é desenvolvido pela Escola Judicial (EJud16) com intuito de debater questões relacionadas ao Direito do Trabalho, estrutura e funcionamento da Justiça do Trabalho, acessibilidade à justiça e de temas relativos aos direitos da criança e do adolescente; permitir maior aproximação do Poder Judiciário e do Ministério Público do Trabalho da sociedade e, ainda, romper as barreiras culturais que dificultam a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, entre outros.

Mais fotos:

Fonte: Seduc
Fotos: Antônio Martins
12/11/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI