Estudantes do Centro de Ensino Rio Grande do Norte, escola da rede estadual localizada no bairro Radional, em São Luís, participaram, nesta terça-feira (25), de projeto do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) sobre a doença de hanseníase e suas implicações. A experiência aconteceu na sala maker da escola, que foi estruturada com a parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Google.
“É uma oportunidade para que os estudantes possam desenvolver atividades, ‘gameficações’, palestras sobre esse assunto, utilizando todas as ferramentas da sala maker. A integração desses conteúdos com a criatividade e a parte lúdica é o ponto principal do processo”, explicou Othon Bastos Filho, assessor de inovação da Seduc.
Andreia Sena, estudante de medicina da UFMA, revelou que a vivência com os estudantes da Educação Básica foi fundamental, inclusive, para influenciar na escolha deles quanto ao curso do superior. “Como estudante de medicina, nossa intenção é trazer para o estudante maior conhecimento e tirar as dúvidas sobre o ingresso na faculdade. Eles têm interesse em conhecer mais sobre esse tema, conversar sobre as melhores formas de estudo e o que eles podem fazer para melhorar seu desempenho”, reforçou.
A estudante também ressaltou que a hanseníase tem uma alta incidência de casos no Maranhão, que ocupa o primeiro lugar quanto à doença, em relação aos demais estados brasileiros. “Então, trazer conhecimentos é mitigar, acabar com os preconceitos com a doença”, acrescentou.
Sofia Campelo, estudante da 1ª série do Ensino Médio da escola, avaliou que o projeto foi importante para a escolha do futuro profissional. “Eu acho que ajuda muito os alunos que querem embarcar na área da saúde, contribui para essa fase da nossa vida e também para termos informações sobre a doença de hanseníase. A gente agradece muito, foi bastante necessário”, pontuou.
A ação na escola Rio Grande do Norte é resultado de um projeto de extensão dos acadêmicos do curso de Medicina da UFMA e também faz parte do projeto eixo integrador, com a temática sobre a hanseníase.
Mais fotos:
Fonte: Seduc
Foto: Antônio Martins
26/10/2022
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI