23/05/2019 9:19 am

Estudantes da Rede Estadual, em Imperatriz, participam de exames médicos para os Jogos Escolares 2019

Nessas segunda-feira (20) e terça-feira (21), dezenas de estudantes atletas de 18 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), foram submetidos a exames médicos. A ação que é parte da etapa preparatória dos XXXVIII Jogos Escolares de Imperatriz (JEIs), foi realizada por meio de parceria entre a UREI e a Unidade Gestora Regional de Saúde de Imperatriz (UGRSI).

Este ano, os estudantes atletas foram atendidos pela equipe médica em três escolas polos: CE Nascimento de Moraes, CE Dorgival Pinheiro de Sousa e CEIN Tancredo de Almeida Neves.  Os estudantes do Colégio Militar Tiradentes II foram atendidos pela equipe médica do 14º Batalhão de Polícia Militar (PMMA).

Os professores de Educação Física de cada escola conduziram os alunos atletas para os respectivos polos, para a realização dos exames, sendo aferida a pressão arterial por enfermeiras e técnicos de Enfermagem. Além de terem sido avaliados por uma equipe médica, da Força Estadual de Saúde, que ficou à disposição nas escolas polos para o atendimento a todos os estudantes/atletas da Rede Estadual de Imperatriz. A Força Estadual de Saúde é composta de médicos, fonoaudióloga, enfermeiras e nutricionista. Os estudantes também foram atendidos por acadêmicos do curso de Medicina, da Universidade Federal do Maranhão (Ufma).

“Todas os estudantes atletas dos Centros de Ensino de Imperatriz que irão participar dos Jogos Escolares foram atendidos. Nossa meta sempre foi nunca deixar estudante fora dos jogos escolares por falta de exame médico. Os Exames são muito importantes porque comprovam a aptidão física dos alunos, sendo essa uma exigência para participar dos Jogos Escolares”, destaca a gestora da UREI, Professora/Doutora Orleane Evangelista de Santana.

“Agradeço a colaboração, a parceria e o empenho da equipe médica, das técnicas em Saúde e Enfermeiras, assim como dos estudantes de Medicina da Ufma, que não mediram esforços em atender os alunos. Agradeço ainda ao apoio dos técnicos/as pedagógicos da UREI, a dedicação dos professores/as de Educação Física da Rede Estadual de Ensino e dos gestores escolares, na organização desta atividade”, finaliza a gestora da UREI.

A abertura dos Jogos Escolares de Imperatriz 2019 acontece dia 31 de maio, no Estádio Municipal Frei Epifânio da Abadia, com início previsto para as 17h.

Legenda/Créditos Fotos: Aparecida Marconcini Prestes