5/04/2019 5:45 pm

Estudantes da Rede Estadual participam de roda de conversa com escritores

Em comemoração à Semana do Livro Infantil e ao Mês do Livro, foi realizada, na manhã desta sexta-feira (05), no Centro de Ensino Força Aérea Brasileira, uma roda de conversa entre os estudantes e os escritores Samir Machado e Clotilde Tavares, que vieram a São Luís por meio do projeto Arte da Palavra – Circuito de autores, do SESC.

Betânia Pinheiro, técnica do SESC, com os escritores Samir Machado e Clotilde Tavares em roda de conversa no CE Força Aérea Brasileira

Betânia Pinheiro, técnica do SESC, com os escritores Samir Machado e Clotilde Tavares em roda de conversa no CE Força Aérea Brasileira

“A proposta é trazer autores de produções diferentes para gerar um diálogo e incentivar o gosto pela leitura. Através dessa conversa diminui o espaço entre o autor e o leitor. Então, esse projeto tem duas vias que são divulgar esses artistas e sua produção e, também, incentivar esses alunos para a leitura”, afirmou a técnica de cultura responsável pelo projeto Arte da Palavra, Betânia Pinheiro.

Para a escritora de crônicas e romancista do Rio Grande do Norte, Clotilde Tavares, esse projeto é importante por estimular os estudantes para adquirir o hábito da leitura.

“Todos os projetos que envolvem levar o escritor à escola para conversar com os jovens, para mim, são muito importantes. Estimula, nos meninos e meninas, o gosto pela leitura. A pessoa que ler aprende a compreender o mundo, se ela não tiver leitura, não consegue fazer isso”, ressaltou a escritora Clotilde Tavares que, há 46 anos, escreve e tem vários livros publicados, além de crônicas em jornais.

 

Estudantes do CE Força Aérea Brasileira participam de roda de conversa com escritores

Estudantes do CE Força Aérea Brasileira participam de roda de conversa com escritores

Para a estudante Rayna Santos Seixas, 14 anos, do 9º ano, que sonha em ser escritora, estar na presença de autores é uma inspiração.

“Eu gosto muito de escrever, tenho muitas estórias em casa que eu faço. Na minha imaginação vem praticamente três páginas de história e um dia eu penso em lançar. Hoje a gente vai discutir ideias, como eles já têm mais experiência do que eu, já vivenciaram e sabem mais sobre literatura vão trazer mais inspiração”, afirmou Rayna Seixas.

O autor de livros de aventura infanto-juvenil, Samir Machado, do Rio Grande do Sul, falou para os estudantes sobre a sua trajetória e também da importância de ler e compartilhar conhecimento.

“É muito importante ter estes eventos que estimulem a leitura e esse contato com escritores, do ponto de vista de que eu próprio quando criança no colégio tive professores que estimulavam a leitura. Eu tive contato com alguns escritores que foram ao meu colégio e gostar de ler é o primeiro passo para ter uma vida mais rica. Quando as pessoas começam a ler muitas histórias, elas começam a conversar entre si, percebem que elas têm opiniões em comum e formam um senso de comunidade”, explicou o escritor Samir Machado.

Para a professora de Arte, Francisca Costa, incentivadora de projetos realizados na escola, o contato com a literatura é fundamental para o desenvolvimento educacional do aluno.

“Eu gosto de ver os meus alunos desenvolvidos e ampliando a visão de mundo. A arte não está dissociada da cultura e a literatura faz parte, porque faz com que o estudante compreenda aquilo de uma forma mais efetiva e nada melhor do que aliar isso com o dia a dia na escola. Eu acredito que muitas dessas crianças e adolescentes não têm contato nenhum com escritores, então a escola também pode ser um veículo para isso”, afirmou a professora de Arte, Francisca Costa.

Fonte: Seduc
Texto: Nayara Vieira e Antonio Figueiredo
Fotos: Lauro Vasconcelos
05/04/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI