Em clima de festa estudantes da rede estadual de escolas localizadas nos municípios de Nova Olinda, Santa Luzia do Paruá e Presidente Médici foram premiados, nesta quarta-feira (29), no ginásio poliesportivo de Santa Luzia do Paruá, pelo projeto Ler, Escrever e Pensar: conscientizar para Transformar, promovido pelo Ministério Público do Maranhão.
Os estudantes receberam prêmios pelas melhores redações do 9º ano e ensino médio. A iniciativa leva a discussão para as escolas sobre a temática corrupção. Este ano o livro adotado foi “O que faz o brasil, Brasil?”, do autor Roberto DaMatta.
Participaram o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, membros do Ministério Público, representantes do Executivo Municipal, das secretarias de municipais de educação e escolas participantes.
“O projeto foi importante para incentivar a escrita e a leitura. Foi bom também para ajudar no Enem. Agradeço aos professores e as instituições que promoveram esse momento”, ressaltou a Raquel Queiroz Carvalho, 16 anos, do terceiro ano do Centro de Ensino Cleobeto de Oliveira Mesquita, que conquistou o primeiro lugar no concurso.
O secretário Felipe Camarão destacou a importância do concurso que levou os estudantes à reflexão sobre o tema corrupção. “Só se combate corrupção com a educação. Esse é um projeto que tem produzido bons resultados em todas as regiões nas quais foi desenvolvido, porque além de incentivar a leitura, conscientiza os estudantes sobre os diferentes tipos de corrupção e como combatê-la”, apontou.
“Foi muito bom porque trabalhou dentro da escola esse tema tão importante para todos nós e que é bem atual”, concluiu Elisvaldo Sousa de Araújo, 18 anos, do terceiro ano.
O “Ler, Escrever, Pensar” objetiva estimular a leitura e produção textual de estudantes da rede pública acerca da corrupção no Brasil. Este ano, já são 25 municípios no Maranhão que participam do projeto.
Fonte: Seduc
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI