12/02/2022 8:31 am

Estudantes da rede pública do Maranhão são vencedores da etapa nacional do Projeto Pioneiros

Fernanda Colaço e Djavan Santos, entre a tutora Nayara Dumont

A alegria tomou conta do município de Timon, depois que Fernanda Colaço e Djavan Santos, estudantes do Centro de Ensino Clodomir Millet, escola da rede pública estadual, conquistaram, na última terça-feira (8), a primeira colocação na etapa nacional do Projeto Pioneiros, com o projeto ‘’Boa encanação para todos”. Os vencedores foram anunciados em solenidade virtual pelo Youtube e os dois maranhenses concorreram com mais de 180 estudantes do país.

O segundo lugar ficou com o projeto “Reaproveitar e transformar’’, realizado por estudantes de Campo Grande, onde atua a Águas de Guariroba. Já o 3º lugar foi para o projeto “Sistema de horta autossustentável”, desenvolvido por estudantes do município de Vera, onde atua a Águas de Vera, em Mato Grosso.

O evento é promovido pelo grupo Aegea, holding de saneamento da qual a Águas de Timon faz parte. O projeto Pioneiros reúne iniciativas sobre reaproveitamento de materiais, cuidados adequados com óleo, aulas sobre encanamento, projetos educacionais e projetos de orientação para a população – todos com foco em transformar as comunidades dos alunos envolvidos.

Todos os estudantes participaram de palestras virtuais e atividades de campo com o corpo técnico das concessionárias, antes de desenvolverem o projeto. A dupla vencedora propôs uma capacitação de líderes comunitários para identificar vazamentos internos nas residências do município maranhense, visando à redução do índice de perdas de água e à emissão de contas com alto valor para os clientes.

A tutora da dupla maranhense vencedora foi a coordenadora de Engenharia da Águas de Timon, Nayara Dumont. O estudante Djavan Santos, 16 anos, expressou felicidade pela conquista e agradeceu todos que fizeram parte do projeto que conquistou o primeiro lugar. “É um momento incrível. Agradecemos a todos da Águas de Timon que nos ajudaram a montar esse projeto e a conquistar o primeiro lugar na etapa nacional”, destacou.

A emoção em conquistar o primeiro lugar também foi exaltada pela estudante Fernanda Colaço, 17 anos. “Estamos contentes pelo alcance do nosso projeto. Somos só agradecimentos a todos que nos apoiaram e contribuíram para superar os desafios que surgiram para execução do nosso projeto. Precisamos sempre buscar novas oportunidades de conhecimento e contribuir de forma efetiva para melhoria da nossa cidade e essa é uma de nossas entregas’’, pontuou a jovem.

Radamés Casseb, CEO da Aegea, ressaltou a importância do projeto para ajudar os jovens estudantes na transformação de suas comunidades e possibilitando um ambiente saudável para os moradores da região onde atuam, por meio do saneamento.

“É um orgulho enorme apoiar jovens sonhadores oriundos das escolas públicas onde a companhia atua. Esse projeto cria um impacto de entendimento cada vez mais preciso das comunidades onde atuamos e das suas necessidades, sendo os jovens, essa conexão. É com projetos como o Pioneiros, que a Aegea vem potencializando seu conhecimento sobre as comunidades para seguir transformando com mais saúde e qualidade de vida a partir do saneamento”, proferiu.

O diretor-presidente da Águas de Timon, Jacy Prado, demonstrou felicidade pela conquista dos estudantes. “Estou muito feliz pelo Djavan e pela Fernanda. O projeto Pioneiros faz uma diferença grande para as comunidades envolvidas com os alunos participantes. É um projeto que leva saúde, gera qualidade de vida e oportunidade para as comunidades que eles estão envolvidos. É um momento marcante para a Águas de Timon e para a melhoria do saneamento da cidade”, emitiu.

Data: 12/02/2022