4/05/2019 2:39 pm

Estudantes da rede pública estadual de São Luís participam do 1º Aulão Mais Ideb

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou neste sábado (4) o 1º Aulão Mais Ideb, as aulas aconteceram, primeiramente, em 12 Centros de Ensino de São Luís e a partir de 18 de maio serão aplicadas às outras cidades do Maranhão.

A ação tem como objetivo reforçar a aprendizagem e a preparação dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e fortalecer as ações do Plano Mais IDEB, que em 2019 foi ampliado pelo Governo do Maranhão se tornando um programa de Governo.

Desde que foi criado pelo gestão estadual, em 2014, o Plano Mais IDEB tem transformado a realidade da educação no Maranhão, principalmente, na reversão dos baixos indicadores, fazendo com que o Estado saltasse de 2,8 (ano 2013) para 3,4 em 2017 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Ministério da Educação, que avalia a qualidade das redes de ensino e escolas públicas.

“Graças ao resultado das ações de formação dos professores e gestores, acompanhamento pedagógico, simulados e aulões focados na aprendizagem dos estudantes, o plano ganhou robustez e, agora, virou Programa. Tenho absoluta certeza de que somos uma rede pública de ensino forte. Venceremos juntos todos os desafios e avançaremos ainda mais no IDEB 2019”, declarou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão. O 1º Aulão Mais Ideb 2019 foi realizado em 12 unidades escolares da capital maranhense, envolvendo aproximadamente 1.200 estudantes.

Para o professor de Matemática, Washington Garrido, a iniciativa do Governo do Estado é de grande importância para o aprendizado dos estudantes, pois reforça a preparação para Exames como o Enem e a Prova Brasil.

“É muito importante o Governo estar oferecendo essa oportunidade para que esses estudantes possam fazer uma recuperação de conteúdo tomando como parte que no final do ano eles participarão do Enem e de outros grandes exames como a Prova Brasil e que esses resultados alcançados são importantes para eles”, afirmou Washington.

Sentimento semelhante é compartilhado pelo professor Thiago Araújo, que ministrou aula de Matemática aos estudantes do CE Nascimento de Moraes e elogiou o empenho e envolvimento dos estudantes durante o Aulão.

“Trazemos aqui não só aprendizados, como vivências e técnicas de estudo. Estudantes correspondendo ‘massa’. Tenho certeza que teremos um grande resultado. Não só em relação ao Ideb como ao Enem também. Vamos juntos avançando na educação do Maranhão”, falou o professor.

Já para estudantes participantes do ‘1º Aulão’ esta é mais uma oportunidade de aprendizado.

“As experiências vividas aqui aos sábados nas escolas do Governo do Estado, são de suma importância para nós alunos de 3º ano, pois é um momento no qual estamos todos reunidos em busca de um só ideal que é estar dentro das universidades. E a nossa expectativa é que venham mais Aulões para somar nossos conhecimentos”, reforçou a estudante Samara Costa, da 3ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino Maria José Aragão, na Cidade Operária.

“Essa é uma fase em que a gente está muito ansioso para chegar o dia da prova e ter um bom resultado. Só que às vezes a gente se esquece muito de ter uma base boa para fazer uma prova boa e ter estudado coisas mais aprofundadas. Então é muito importante ter o Aulão para ter uma base para estudar o que vamos usar na prova”, destacou Guilherme Cydrak, estudante do CE Cidade de Sâo Luís, na Cohab.

Os Aulões serão realizados durante os próximos sábados até o mês de outubro, fortalecendo as ações do Programa Mais IDEB.

“Iniciamos hoje os Aulões na Regional de São Luís, expandiremos gradativamente a todas as escolas da rede estadual na capital e, também, a partir do próximo sábado e até o dia 18 desse mês estaremos com essa ação do Governo do Estado em todas as Regionais do Maranhão”, declarou a superintendente de Educação Básica da Seduc, Eliziane Oliveira.

Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Antônio Martins

1º Aulão Mais Ideb mobiliza centenas de estudantes da rede estadual (Foto: Antônio Martins)