Orleane Evangelista de Santana, gestora Regional de Educação, representou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão
Vinte e cindo estudantes de 10 cidades da região Sul do Maranhão foram premiados na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, da Região Maranhão 02 (Sul do Maranhão). Na Cerimônia de Premiação, que aconteceu na última sexta-feira (23), no auditório do Instituto Federal do Maranhão (Ifma – Campus Imperatriz), também foram entregues 143 Certificados de Menção Honrosa.
No Brasil, mais de 18 milhões de estudantes foram inscritos na Obmep 2018. No Maranhão foram 845 mil inscritos, sendo 200 mil na Região MA-02, que abrange 60 cidades do Sul do Maranhão. Ao todo, 1.015 escolas inscritas no Sul do Maranhão, sendo que 07 conquistaram destaques por causa do bom desempenho de seus alunos nas provas nacionais.
A Obmep homenageia os alunos destaques com quatro premiações: Ouro, Prata, Bronze e Certificado de Menção Honrosa. Este ano, os medalhistas de Ouro foram premiados na cidade de Salvador (BA), em julho. As medalhas de Prata e Bronze são entregues em Cerimônias Regionais.
“Este é um momento de homenagem e de engrandecimento da conquista de vários alunos da nossa Região e do Brasil, bem como de escolas, professores e secretarias municipais de Educação, que se empenharam nos estudos e nas atividades de um modo geral e, neste caso em específico, na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas”, declarou o Coordenador Regional da Obmep, Daniel Santos de Carvalho. “Destaco e agradeço também o trabalho realizado pela Unidade Regional de Educação de Imperatriz, que se empenhou e conseguiu 100 por cento de inscrições das escolas e alunos da Rede Estadual desta Regional”, completa o coordenador da Obmep.
Lucas Almeida Oliveira (Colégio Militar Tiradentes II), 1º aluno Medalha de Ouro em Imperatriz, ao lado da gestora escolar, professora Zoraima Soares; da gestora da UREI, profª Drª Orleane Santana; e do Coordenador da Obmep, prof. Daniel Carvalho
Foram 3 medalhistas de Ouro do Maranhão na Obmep 2018, todos os três são da Região MA-02: Lucas Almeida Oliveira (Colégio Militar Tiradentes II – Imperatriz), Eduardo Silva Feitosa (UI Didácio Santos – Balsas) e David Costa Pereira (EM Raimundo Alexandre Costa – Tuntum). Também foram premiados o aluno Enos Carvalho Mota (Ifma-Campus Imperatriz), com Medalha de Prata, e mais 21 estudantes com Medalhas de Bronze.
Outras premiações, como kits de materiais didáticos, livros, diplomas e troféu, também foram entregues na solenidade para escolas, secretarias de Educação e professores que se destacaram na Obmep 2018.
A gestora Regional de Educação de Imperatriz, Orleane Evangelista de Santana, que representou o Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, na solenidade de premiação, destacou os objetivos da Olimpíada, que é identificar os jovens talentos. “A Obmep identifica os gênios da Matemática, que são estes estudantes premiados. Jovens talentos vitoriosos da Rede Pública de Ensino. Parabenizo os professores pelo êxito desses alunos, por todo apoio, orientação e empenho para estes resultados. Se existem estudantes brilhantes é porque também existem professores que são brilhantes e que realizam um trabalho diferencial”, enfatizou a gestora.
“Em nome do Secretário Felipe Camarão, parabenizo a cada um dos estudantes medalhistas da Obmep 2018 e desejo que continuem firmes neste propósito, porque é através da Educação que se muda o mundo”, finalizou a gestora.
A OBMEP
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).
O público-alvo da Obmep é composto por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª Série do Ensino Médio. A Obmep tem entre seus objetivos: estimular e promover o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas; contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica; identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas contribuindo para sua valorização profissional; contribuir para a integração das escolas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e sociedades científicas; promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
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Fonte: Seduc
Texto e fotos: Aparecida Marconcini Prestes
26/08/2019
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