22/09/2016 6:30 pm

Estudantes da regional de Itapecuru participam de curso de Libras

Foto 1 Estudantes da regional de Itapecuru participam de curso de Libras

Estudantes do Ensino Médio participam de aulas sobre a Libras

Mais de 60 alunos do Ensino Médio da Unidade Regional de Educação (URE) de Itapecuru estão participando de um curso intensivo de Libras (Língua Brasileira de Sinais), que visa capacitá-los para comunicação com pessoas surdas do município.

“É um projeto de inclusão que visa alcançar pessoas que já cursaram ou estão cursando o 3º ano do Ensino Médio, as famílias dos surdos, pessoas da igreja e a comunidade em geral”, ressalta a professora interprete Fabiana Gama Barbosa, idealizadora do curso.

Foto 2 Estudantes da regional de Itapecuru participam de curso de Libras

Professora Fabiana Gama Barbosa com os alunos

A educadora, que leciona no Centro de Ensino Itapecuru-Mirim, também é fundadora do coral Mãos Brilhantes, formado por alunos surdos matriculados na rede estadual no município.

Fabiana destaca que há muitas pessoas interessadas em participar do curso. “São 60 cursistas matriculados nos turnos matutino e vespertino e a procura ainda é grande. Pretendemos manter o curso, pois essa é apenas a primeira etapa, visto que há necessidade de incentivá-los a ir além do Ensino Médio e torná-los aptos a ingressar no mercado de trabalho”, explicou.

A gestora regional de Educação, Francisca Alves, falou sobre a importância do curso para os estudantes. “Nosso meta é que os alunos cursistas possam realmente se comunicar com o surdo não somente entre no ambiente escolar, mas na sociedade”, disse.

O curso de Libras conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da URE Itapecuru e está previsto para encerrar no dia 20 de dezembro.

Foto 3 Estudantes da regional de Itapecuru participam de curso de Libras

Estudantes do Ensino Médio participam de aulas sobre a Libras