4/07/2024 4:57 pm

Estudantes do Centro Educa Mais Ayrton Senna Conquistam 3º Lugar na 1ª Copa Nordeste de Foguetes

Estudantes do Centro Educa Mais Ayrton Senna, localizado em Itapecuru-Mirim, representaram com orgulho os Centros Educa Mais e o estado do Maranhão na 1ª Copa Nordeste de Foguetes, realizada nos dias 29 e 30 de junho, em Maceió, Alagoas. Demonstrando grande competência e dedicação, os jovens conquistaram o 3º lugar na classificação geral da modalidade.

A escola participou da competição com quatro equipes, sendo elas AS Rocket, AresRocket, YoufligHt e Young Fligth. As equipes foram conduzidas pelos professores Leandro Silva Pereira, Aquila Serejo e Manoel Lima, respectivamente. Além da participação na competição, três estudantes, Emanuelle, Ruan Pablo, Luiza e Samille, foram convidados a participar das seletivas para a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica, que ocorrerá nos Estados Unidos.

A competição, que reúne jovens talentos de toda a região Nordeste, tem como objetivo estimular o interesse pela Ciência e Tecnologia, além de promover a prática de atividades que desenvolvem habilidades essenciais, como trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas.

Para a competidora Emanuele Correia, participar de um evento desse porte é uma oportunidade única para que os estudantes tenham a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “O evento foi incrível, uma vivência maravilhosa! A Copa Nordeste de foguetes, não foi só uma competição, mas sim, um lugar onde nós tivemos um momento de troca incrível com outras pessoas. A Copa de Foguetes é um incentivo para nós, e para outros estudantes. Fomos lá, demos o nosso melhor e conseguimos ficar em terceiro lugar. Foi uma experiência incrível e ficamos muito felizes, com o terceiro lugar em Maceió. A felicidade é imensa!”

Conquistas

A conquista na 1ª Copa Nordeste de Foguetes reflete o excelente trabalho desenvolvido nos dentro dos Centros Educa Mais por todo Maranhão. Todas as equipes técnicas, professores, coordenadores, gestores e auxiliares se dedicam para oferecer uma educação de qualidade e a preparar os alunos para desafios futuros.

Entre as ferramentas propulsoras para que os estudantes maranhenses sintam-se sempre desafiados, estão as disciplinas eletivas. São opções ofertadas por cada instituição, além do currículo regular, alinhadas aos interesses de seus estudantes e às áreas de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), normativa que direciona a educação pública e privada no país. Entre as eletivas que estão disponíveis no Centro Educa Mais Aryton Senna, está a “Foguetando”, que oferta aos estudantes as habilidades técnicas e práticas de como construir um foguete, entendimento dos princípios de aerodinâmica e propulsão até habilidades de construção e experimentação.

A eletiva Foguetando conduziu os alunos à Maceió e, na bagagem de volta, trouxeram o resultado da dedicação e do compromisso com o aprendizado da Ciência pelos métodos práticos. A equipe Rockets conquistou o 3º lugar geral na competição com 349,6 pontos. A You Flight alcançou 296,4 pontos, sendo destaque na competição. Também em evidência esteve a atuação da equipe AresRocket, que conquistou o vice-campeonato em sua modalidade, com 237,3 pontos. Já, a equipe Young Flight foi vice-campeã em sua modalidade, conquistando 228,9 pontos.

“Participar de um evento desse porte é uma oportunidade única para os estudantes, que têm a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. É uma conquista notável! Que esse sucesso seja apenas o começo de muitas outras realizações nos campos da Ciência e da Educação”, ressaltou o professor/orientador, Leandro Silva Pereira.

02/07/2024