18/05/2016 7:59 pm

Estudantes do sistema estadual de ensino recebem orientação sobre drogas e exploração sexual de crianças e adolescentes

Alunos da UI Emésio Dário participam de palestras educativas

Alunos da UI Emésio Dário participam de palestras educativas

A UI Emésio Dário de Araújo, escola do Sistema Estadual de Ensino, localizada no bairro Sol e Mar, em São Luís, recebeu, nesta quarta-feira (18), o Grupo Especial de Apoio às Escolas (Geape) e o Conselho Tutelar da Vila Luizão, que organizaram palestras sobre “Os perigos das drogas” e o “Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes: Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater”.

O público alvo das palestras foram os estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e dos 1º e 2º anos do Ensino Médio. Na palestra sobre “Os perigos das drogas”, os estudantes receberam informações sobre a problemática dos entorpecentes no país, no estado e na comunidade onde estão inseridos.

A equipe do Geape apresentou exemplos de como as drogas podem chegar à vida de uma pessoa e as consequências que isso traz para o contexto familiar, para a vida pessoal e social de um usuário. A equipe também enfatizou a importância de cada jovem se manter afastado das drogas, ou no caso de quem já se envolveu, lutar e buscar ajuda para superar o problema.

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Já a equipe do Conselho Tutelar trouxe para a sala de aula a problemática do ‘Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes’, como parte das ações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, lembrado nesta quarta-feira (18). Este ano, o tema trabalho é: “Esquecer é permitir, lembrar é combater”. Um convite para que as pessoas não calem, denunciem e cada cidadão seja um parceiro na luta contra este crime contra a infância.

“A proposta do ‘18 de maio’ é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Todos têm direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura, saudável e protegida, livres de abuso, exploração e fantasias sexuais”, destacou Rony Almeida, Conselheiro Tutelar.

As palestras fazem parte da uma ação maior, que é a prevenção à violência e o desenvolvimento de uma Cultura de Paz nas escolas. Nesse sentido, o Emésio Dário já tem outras ações programadas.

“Nós iremos realizar uma passeata pelas ruas do bairro, na próxima terça-feira (24). Já solicitamos ao Conselho Tutelar uma nova palestra sobre violência na escola. Então tudo o que pudermos fazer para orientar os nossos estudantes e fazer da escola um ambiente de paz, estaremos fazendo”, enfatizou o professor Bernardo Oliveira da Costa Júnior, diretor adjunto da UI Emésio Dário.

 

Fonte: Seduc
Texto: Regina Souza
Foto/Lauro Vasconcelos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI