14/11/2018 5:52 pm

Estudantes do Terceirão do CE Maria José Aragão instigam comunidade em exposição de arte contemporânea

12927_whatsapp_image_2018_11_14_at_13.22.20_9222463836894987072

Estudantes do CE Maria José Aragão expõem trabalhos sobre arte contemporânea

“ISSO É ARTE?”, essa é a reflexão proposta por estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino Médio Maria José Aragão, na Cidade Operária, que realizaram nesta quarta-feira (14) exposição de arte homônima nas dependências da escola.

A exposição de arte, “ISTO É ARTE?” tem como objetivo abordar a arte contemporânea como expressão artística na escola. “Queremos instigar os alunos e a comunidade em geral sobre o que é arte na contemporaneidade e acima de tudo o conceito dessa dialética artística”, explica Wilson Chagas, gestor geral do CE Maria José Aragão.

A escola é, por excelência, o lugar apropriado para instigar a percepção dos estudantes por meio da investigação e da pesquisa, de modo a aproximá-los do que se compreende como arte contemporânea atualmente. A atividade é a culminância do último período da disciplina de Artes da 3ª série, onde os estudantes trabalham a arte contemporânea.

Wilson Chagas fala da proposta da exposição ‘Isso é arte?’

“A professora Julia Beatriz trabalhou a parte histórica e contextual em sala de aula e provocou os alunos para que fizessem as suas obras ou releituras de obras já consagradas em cima da história e do trabalho artístico de artistas contemporâneos já renomados no Brasil e no mundo. Então os meninos começaram a pesquisar e fazer os seus trabalhos que estão no pátio da escola para a visitação da comunidade escolar e da própria comunidade”, complementou Wilson.

“A arte contemporânea é um assunto fantástico, por falar daquilo que é diário nosso. E estudar a arte contemporânea mudou a minha visão daquilo que é realmente realidade. Eu acho que a verdadeira realidade é aquilo que nós julgamos como real. Será que o hiper realismo é uma imitação da realidade ou a realidade é o hiper realismo? É isso, uma visão mais subjetiva daquilo que é real”, disse Aryama Fonseca, 17 anos, que na exposição trabalhou os conteúdos abordados por meio dos estudos do Hiper Realismo.

Estudantes do CE Maria José Aragão expõem trabalhos sobre arte contemporânea

Os cerca de 300 estudantes da 3ª série retratam suas artes por meio de pinturas, desenhos, esculturas e instalações artísticas, baseadas em experiências de arte contemporânea da década de 1960.

“A arte contemporânea é subjetivismo. E nosso estudo foi trabalhar as diferentes visões de uma mesma obra, com a ideia de quebrar os dogmas do renascimento que era uma visão mais regrada. Essa é a característica forte da arte contemporânea, trazer à tona o pensar das pessoas, o ‘pensar fora da caixa’. E estudar isso foi muito bom, pois a gente acaba tendo visões diferentes sobre o cotidiano, depois disso”, relatou o estudante Elcio dos Santos Junior.

“Essa exposição é uma forma de a gente finalizar os estudos de sala de aula de uma maneira mais prática, onde eles pudessem retratar o que eles viram de conteúdo em sala de aula. E trabalhar o contemporâneo é trabalhar o atual, o novo, o que eles vivem, o cotidiano”, disse Julia Beatriz, professora de Artes e coordenadora da Exposição no CE Maria Aragão.

Nas obras os estudantes expuseram conceitos vistos na contextualização do que é contemporâneo, os comparativos com a arte moderna e as vanguardas artísticas e alguns dos principais movimentos da arte contemporânea, entre eles:  Op art, Pop art, Arte Povera, Hiper realismo, Expressionismo abstrato e entre outros.  Foram expostos trabalhos que contemplam vinte e sete estilos artísticos contemporâneos que vislumbram movimentos desde o Op arte até a arte conceitual com obras experimentais criados pelos estudantes.

“É sempre muito gratificante trabalhar com o Ensino Médio, é uma troca muito boa de conceito e conteúdo. Mas hoje, em especial, eles trouxeram a vivacidade do que é o contemporâneo dentro da escola e isso ninguém paga. Como profissional estou muito satisfeita e orgulhosa ‘dos meus meninos’”, finalizou Julia Beatriz.

Mais fotos:

Texto: Letícia Pinheiro