O público presente no Instituto de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), unidade Rio Anil, presenciou, nesta quarta-feira (8), um espetáculo literário, com direito a releitura de obras de grandes autores brasileiros, na culminância do Projeto Literart: a literatura vivenciando a arte, desenvolvido por estudantes e professores da instituição.
O projeto, coordenado pela professora de Língua Portuguesa, Socorro Barros, chega este ano à sua 11ª edição e conta com a participação de estudantes da 3ª série e ex-alunos que atuam como monitores na realização das atividades artísticas, contribuindo para o enriquecimento do evento.
“Eu me sinto muito realizada em fazer parte desse projeto. São 11 anos que trabalho nessa atividade porque acredito que, trabalhando o lado artístico do aluno, faremos com que ele desperte o gosto pelos estudos. Então, é de grande valia para a minha realização profissional e como pessoa também, porque eu acredito na escola pública. Escola de qualidade se faz com aluno protagonista de suas ações, levando para a vida o que ele aprendeu na escola. Estou muito feliz”, comemorou Socorro Barros.
O projeto Literart é dividido em etapas. Na primeira delas, os estudantes fizeram um trabalho de pesquisa, buscando informações para dar continuidade a uma outra etapa, chamada publicidade, que se revelou em forma de grafitagem, realizada nos muros do IEMA Rio Anil.
Os temas abordados na grafitagem foram sobre o teatro medieval; da 1ª, 2ª e 3ª Gerações Modernistas; de texto do escritor Chico Buarque de Holanda, de temas atuais falando sobre depressão, conselho de classe, dentre outros que, em seguida, foram encenados pelos estudantes.
O estudante do 3º ano, Samuel Lopes, afirmou que o projeto tira o aluno da área de conforto e revelou que se emociona a cada apresentação do grupo. “O Literart é um projeto grande e complexo para quem ainda não é acostumado com o teatro. Aqui, o aluno vivencia práticas como a de se expressar em público, dinâmicas de palco e outras que ajudam o estudante no seu dia a dia. É um projeto muito divertido, a gente fica maravilhado”, confessou.
O estudante Ricardo Araújo, que participou da peça Roda Viva, uma releitura do texto de Chico Buarque de Holanda, destacou que o projeto vai além de apresentações teatrais. Segundo o estudante, o Literart tem o poder de unir os alunos e revelou que estudar literatura pode ser mais divertido do que muitos pensam.
“A função do projeto é fazer com que a gente possa vivenciar a literatura, apresentando peças teatrais. Na verdade, o projeto vai muito além disso, pois une os estudantes e mostra que a literatura pode sim ser muito legal e não algo enfadonho como muitos jovens que estão no terceiro ano pensam. Quando os estudantes começam a participar do projeto, eles conseguem enxergar muita beleza e alegria na literatura”, defendeu.
O ex-estudante do IEMA Rio Anil e aluno do curso de Artes Cênicas pela Universidade Federal do Maranhão, Felipe Trovão, expressou a sua satisfação em fazer parte do projeto. Trovão saiu da escola em 2011, mas sempre participa das atividades artísticas do Literart.
“Falar do Literart é falar de 11 anos de muita dedicação. Chegamos aqui com um projeto sólido, que envolve toda a comunidade escolar e que tem como objetivo falar da literatura, que vivencia a arte e envolve alunos e ex-alunos. Eu saí da escola e agora estou aqui como monitor, envolvido em todo o processo do projeto. Poder ajudar essas turmas é de grande satisfação. Agradeço a toda equipe, à coordenadora do projeto e aos estudantes, que são os verdadeiros protagonistas dessa ação”, festejou Felipe Trovâo.
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Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueredo
Fotos: Divulgação
08/01/2020
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