31/10/2016 8:35 pm

Estudantes maranhenses concorrem à vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul

Três estudantes da rede estadual de ensino estão concorrendo a uma vaga para representar o Maranhão no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Francisco Serra, estudante do 2° ano do Ensino Médio na escola C.E. Profª Maria Pinho; Abisai Lourenço, 1° ano do Ensino Médio, e Gabriel Soares (2° ano do ensino médio), ambos do C.E Profª Maria Helena Duarte, disputam um mandato de dois anos, como representante oficinal do estado no Parlamento, além de participar da reunião do PMJ no Uruguai.

A votação teve início neste domingo (30) e se estenderá até sábado (5), pelo endereço eletrônico do PJM (http:/pjm.mec.gov.br/by). Só serão aceitos votos de jovens entre 14 e 18 anos; apenas um voto por candidato, para cada estado; necessário ter um CPF e um e-mail válidos para votar.

O jovem eleito participará ativamente do processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil, documento produzido pelo coletivo do PJM, composto pelos parlamentares juvenis de todos os países-membros e associados.

Parlamento Juvenil do Mercosul busca promover o protagonismo juvenil, contribuindo para a integração regional dos jovens parlamentares que, após discussões conjuntas, acordam e recomendam a adoção de políticas educativas que promovam uma cidadania regional e uma cultura de paz e respeito à democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente.

O principal objetivo do projeto é favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas vinculados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho. Assim, voltados para o tema principal – “O ensino médio que queremos” –, os jovens elaboram propostas que abordam as necessidades e anseios comuns ao Mercosul.

Além disso, o Parlamento Juvenil do Mercosul oferece aos jovens uma oportunidade de expandir seus horizontes, ao mesmo tempo que fortalece o processo de integração, garantindo à nova geração a possibilidade de ser ouvida e de exercer ativamente a cidadania.

O PJM também ajudará os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade, desenvolvendo competências e habilidades como o domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas, que são as competências principais da matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Conheça os perfis e os projetos de cada candidato:

Francisco Serra Silva

PJM - estudante Francisco

Estudantes candidatos à vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul

Estudante do 2° ano do ensino médio na escola C.E. Profª Maria Pinho e seu dispõe sobre a implantação de Comissões de Direitos Humanos nas escolas e visa fazer do Ensino Médio um período mais democrático, inclusivo e humanitário para todos.

Gabriel Soares

PJM - estudante Gabriel

Estudantes candidatos à vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul

Estudante do 2° ano do ensino médio na escola C.E Profª Maria Profa. Maria Helena Duarte, seu projeto dispõe sobre a utilização de um Blog como ferramenta de inclusão, que visa melhorar a aprendizagem da leitura e escrita, promovendo a inclusão social de alunos do ensino médio da rede pública. O objetivo é fomentar no Ensino Médio a ação do jovem autor do seu protagonismo.

Abisai Lourenço

PJM - estudante Abisai

Estudantes candidatos à vaga no Parlamento Juvenil do Mercosul

Aluno do 1° Série do Ensino Médio do C.E. Prof. Maria Helena Duarte. É protagonista juvenil no projeto “A Capoeira e o processo de integração entre escola e comunidade”. A proposta consiste em utilizar a capoeira no processo de inclusão da comunidade e a escola.

Fotos/Divulgação