19/11/2015 10:31 pm

Estudantes participam de debate sobre eleição direta para gestor escolar em São Luís

Cerca de 200 estudantes participaram das discussões em São Luís

Cerca de 200 estudantes, líderes de turma, presidentes de Grêmios Estudantis, pertencentes ao sistema estadual de ensino do Maranhão, participaram, na tarde de quinta-feira (19), de uma roda de conversa para tratar sobre a eleição direta para gestores escolares, organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por intermédio da Unidade Regional de Ensino (URE) de São Luís.

A conversa foi conduzida de forma descontraída, onde os estudantes esclareceram as dúvidas e falaram da expectativa das eleições que serão realizadas no dia 10 de dezembro. “A importância da eleição de gestores é a participação dos estudantes na escolha de quem representa a escola e administra o nosso futuro e o ambiente que vivemos”, destacou Talia Loureiro, estudante do Cegel e vice-representante de turma.

O procedimento democrático estabelecido pelo governador Flávio Dino para escolha de gestores no Maranhão foi destacado pelos estudantes. Para Andressa Santos, diretora do movimento LGBT, do Grêmio Estudantil do CE Fernando Perdigão, a participação dos estudantes é algo histórico. “É muito importante o envolvimento dos alunos nesse marco histórico do Maranhão, que é a eleição de gestor escolar”, realçou.

Já Matheus Henrique, líder de turma da Escola Modelo Benedito Leite, destacou que a eleição representa melhoria no processo de educação do Estado. “Eu acho que os gestores vão apresentar propostas diferentes para a escola. Eu espero que o gestor eleito possa tomar atitudes que tragam essa melhoria”, comentou.

A supervisora da escola Benedito Leite, Silva Diniz, falou que a participação de todos que estão diariamente envolvidos na vida escolar garantirá mais autonomia à gestão. “O estudante vai estar mais envolvido com a gestão, pois ele escolherá de forma direta o novo gestor”, disse.

Para a diretora regional de educação de São Luís, Nádya Dutra, a eleição dos gestores atende um anseio da comunidade escolar e representa um novo momento para a Educação no estado. “A eleição oportuniza a ressignificação das relações dentro da escola, de modo democrático e participativo, e representa os anseios da comunidade [escolar]”, ressaltou.

A secretaria de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, também acompanhou o debate dos estudantes. Ela destacou que a eleição ampliará a participação do estudante e de toda a comunidade escolar em relação ao ensino na rede estadual. “A eleição de diretores é fundamental para a democracia no ambiente escolar”, declarou.

A roda de conversa contou ainda com a presença de representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), além de entidades estudantis.

Foto 1 - Estudantes participam de debate sobre eleição direta para gestor escolar em São LuÃ-s

Texto: Lucivaldo Loppes

Fotos/Lauro Vasconcelos