9/10/2015 12:41 pm

Estudantes participam de projeto de incentivo à leitura e poesia

Como parte da programação da IX Feira do Livro de São Luís, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu o “Sarau poético gotinhas da imaginação”. O evento aconteceu na Biblioteca Pública Municipal, localizada no bairro de Fátima.

O objetivo da ação foi trazer para o dia-dia dos estudantes a aproximação e o gosto pela leitura. Para atrair a atenção dos jovens leitores, a coordenação do projeto convidou o jovem poeta Felipe Gabriel que lançou o livro “chuva de declarações”, que conta com poemas especialmente para o público adolescente, com uma leitura fácil e de compreensão acessível.

Felipe Gabriel já escreveu um total de vinte e três livros, sendo este o primeiro a ser publicado. Para o autor a satisfação e o reconhecimento por seu trabalho pelos coordenadores o deixa com mais vontade de continuar escrevendo.

A atividade ocorreu em várias unidades de ensino e nas bibliotecas públicas. Na biblioteca do bairro de Fatima as crianças ficaram encantadas com as histórias e principalmente com a forma dinâmica que a atividade aconteceu. Os estudantes puderam fazer desenhos de suas leituras e compartilhar seus entendimentos observados em cada conto.

Para a professora Marta Avelar, o sucesso do evento mostra que a ação está no caminho certo no sentido de incluir pela leitura. “Construir com as crianças e adolescentes o gosto pela leitura e proporcionar um atividade lúdica essa é nossa missão”, disse.

Para a estudante Raissa Helena (10 anos), as figuras que fazem parte do universo literário torna-se mais fácil entender as histórias com a aplicação do desenho. “Quando a gente lê e, ao mesmo tempo, vemos as imagens, entendemos melhor”, ressaltou.

Já o estudante Diego Jofllan (9) se diz feliz e quando não tem atividades disciplinares gosta de ler e escrever. Ao todo são atendidos na biblioteca um total de quarenta e cinco estudantes.

Um dos grandes expoentes no assunto esteve presente evento. Ele trabalha há quarenta anos com promoção do livro e incentivo à leitura. Com um histórico e com reconhecimento em nível internacional, Maurício Corrêa Leite foi categórico ao afirmar que a leitura é uma questão de gosto. Vejo a literatura como arte, como gosto e como prazer”, completou.