1/11/2016 1:51 pm

Estudantes pesquisadores da rede pública estadual de Imperatriz são premiados na Mostratec 2016

foto 1 (1)

Aluno Elian Vitor de Oliveira/CE Dorgival Pinheiro de Sousa (6º da esq. p/direita) recebeu o Prêmio Pesquisador CNPq, no Teatro Feevale, durante Cerimônia de Premiação da Mostratec 2016

A 31ª Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia/Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC 2016), realizada no período de 24 a 28 de outubro, em Novo Hamburgo (RS), pela Fundação Liberato, contou este ano com a participação de mais de 700 projetos de pesquisa, com representação de 21 países. O Centro de Ensino Dorgival Pinheiro de Sousa e Centro de Ensino Nascimento de Moraes, pertencentes à Rede Pública Estadual/Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), participaram da Mostra Internacional, com dois projetos, nos quais estudantes pesquisadores representaram o Maranhão. A premiação ocorreu no Teatro Feevale, no último dia 28.

O CE Dorgival Pinheiro de Sousa participou da Mostratec com a pesquisa “Eu sou responsável pela água do futuro”, do aluno Elian Vitor de Oliveira, tendo como orientadora a professora Ley Vane Rodrigues de Aquino. O aluno recebeu o Prêmio Pesquisador CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), que contempla uma Bolsa de Iniciação Científica Junior para continuar desenvolvendo seu projeto.

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação, na pessoa do secretário Felipe Camarão, foi um dos apoiadores da participação desse projeto científico na Mostratec 2016.

foto 2 (1)

Aluno Luis Claudio Lucena Duarte/CE Nascimento de Moraes (7º da esq. p/direita), durante Cerimônia de Premiação da Mostratec 2016, quando recebeu o Prêmio da Revista InCiência, no Teatro Feevale

“Fazer pesquisa no Ensino Médio no Brasil é um grande desafio, pois precisamos de todo apoio para que ela se torne uma realidade inserida ao currículo escolar. Só com o apoio de todas as instâncias do poder público poderemos, com qualidade, levar os resultados dessas pesquisas para apresentações em eventos junto à comunidade científica no Brasil. Só através do apoio poderemos tornar o sonho possível e, desta forma, poderemos também transformar a realidade da sociedade que estamos inseridos”, declarou emocionada a gestora do CE Dorgival Pinheiro de Sousa, profª Jeassimonne Paulino de Carvalho Rocha.

Com a pesquisa “Análises Físico-Químicas da Farinha do Hymenaea courbaril para Ser Utilizado Como Suplemento Alimentar no Combate a Anemia e Desnutrição Infantil”, sob a orientação dos professores Vanderlene Brasil Lucena e do Zilmar Timoteo Soares, o aluno Luis Claudio Lucena Duarte, do CE Nascimento de Moraes, foi destaque durante a Mostra. O projeto, que tem o apoio da FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão), recebeu o Prêmio da Revista InCiência, que consiste na publicação da pesquisa no periódico digital de pré iniciação científica e tecnológica “InCiência”, com mérito ao desempenho na Mostratec 2016; O projeto do estudante também foi selecionado para participar da Intel ISEF 2017, que acontecerá de 14 a 19 de maio de 2017, em Los Angeles – Califórnia, com tudo pago, como prêmio por sua dedicação, além de receber premiação correspondente a 2º Lugar na área de Bioquímica.

“Parabenizo todas as escolas que têm incentivado seus alunos a fazerem pesquisa. Educar/aprender pela pesquisa é a forma mais eficaz de aquisição de conhecimento. É muito gratificante ver nossos jovens estudantes participando de eventos científicos nacionais e internacionais, sendo reconhecidos e premiados. Parabéns aos professores orientadores e aos gestores escolares que incentivam, orientam e buscam condições para que os alunos façam pesquisa e apresentem resultados nas mostras científicas. De modo especial, parabenizo os nossos estudantes Elian Vitor de Oliveira, do CE Dorgival Pinheiro de Sousa, e Luis Claudio Lucena Duarte, do CE Nascimento de Moraes, pela participação e grande destaque na Mostratec 2016. Nossas escolas estaduais, nossa UREI e o Maranhão foram muito bem representados por vocês”, enfatizou a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Orleane Evangelista de Santana.

Texto: Cida Marconcine
Fotos/Divulgação/Mostratec