25/11/2018 5:51 am

Estudantes tomam posse e são diplomados na edição 2018 do Projeto Parlamento Estudantil Maranhense

“’Para’ mim é um sentimento indescritível, eu represento todos os parlamentares estudantis de 2018. Fico ainda mais feliz porque a minha chapa fala da construção social do Brasil, ela tem brancos, negros e índios e a gente nunca tinha tido um presidente do Parlamento negro. Eu me sinto honrado por ter sido o primeiro negro a ser presidente do Parlamento Estudantil, a gente está mostrando aqui que ocupamos o espaço de poder”, declara orgulhoso Pedro Lucas Costa Rocha, um dos 22 estudantes que tomaram posse na última sexta-feira (24) no Programa Parlamento Estudantil Maranhense 2018.

A cerimônia de Posse e Diplomação dos jovens parlamentares foi iniciada pelo então presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema), Deputado Othelino Neto, que em seu discurso lembrou que o objetivo do programa é estimular nos estudantes maranhenses a reflexão sobre política local e nacional, o exercício da cidadania e o conhecimento sobre como se organiza e se estrutura uma democracia representativa.

“É uma grata satisfação promover, pelo segundo ano consecutivo mais uma versão do Parlamento Estudantil. É muito importante que os estudantes e a juventude estejam envolvidos na política, que tenham uma postura crítica com relação a sua historia, ao mundo e a partir daí ajudem a construir momentos melhores para o país. Esse momento é enriquecedor porque vocês têm a oportunidade de vivenciar de perto a política e tenho certeza que quando voltarem para suas casas em cada uma das cidades que aqui estão representadas, retornarão diferentes, com uma nova visão da política”, disse Othelino Neto.

O Programa Parlamento Estudantil Maranhense é fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa do Maranhão e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e visa à integração dos alunos das redes de ensino pública e privada do estado do Maranhão com a atividade parlamentar preparando-os para o pleno exercício da cidadania, elaborando projetos de lei e debatendo na Assembleia Legislativa temas de grande relevância para nosso Estado.

“É sempre um momento importante, trazer estudantes da rede pública que prepararam Projetos de Lei para ter a vivência na Assembleia Legislativa. Aqui é a casa da democracia e é bom que esses estudantes, desde jovens passem a ter contato com os parlamentares que representam a sociedade. A gente aposta muito que a renovação da política passa por essa geração atual de jovens maranhenses, a turma preparou projetos interessantíssimos e que com certeza vão enriquecer essa legislatura da Assembleia Legislativa do Maranhão”, destacou o subsecretário de Estado da Educação, Danilo Moreira.

O deputado Zé Inácio enalteceu a parceria entre a Alema e o Governo do Estado, e parabenizou o governador Flávio Dino e o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, pela formação de qualidade que os estudantes maranhenses têm recebido nas escolas públicas da rede estadual, prova disso o elevado nível dos projetos apresentados durante a sessão do Parlamento Estudantil e a melhoria dos índices educacionais no Maranhão.

“Essa parceria promovendo a cidadania, trazendo os jovens que são o futuro do nosso país é um momento significativo na formação de cada um desses jovens que estão aqui. Agradeço ao Governo do Estado, o governador Flavio Dino e ao secretário Felipe Camarão, que têm sido grandes parceiros da Assembleia Legislativa do Estado”, disse ele.

Parlamentares estudantes

“Um dos maiores propósitos em participar do parlamento estudantil é principalmente mostrar a cara da juventude, mostrar o protagonismo juvenil, é mostrar que nós temos que saber do processo legislativo e também devemos fazer parte das decisões tomadas no âmbito estadual”, reafirmou Pedro Lucas, que é estudante da 3ª serie do Ensino Médio do Centro de Ensino Livino de Sousa Rezende, no município de Grajaú.

Nesta edição foram inscritos 89 projetos de lei oriundos de escolas de todas as regiões do Maranhão. Destes 22 foram selecionados a participar da edição 2018 do Parlamento Estudantil Maranhense. Os projetos eleitos versaram sobre os mais diversos temas, como: educação, saúde, cultura, esporte, segurança, lazer, entre outros.

Como é o caso do Projeto de Lei Nº 19/2018, de autoria do deputado estudante Eduardo Bruno, que fora aprovado com a maioria dos votos dos parlamentares estudantis e determina que as redes estadual e municipal de ensino ofereçam aos estudantes acesso à equipe multiprofissional para diagnósticos, prevenção e atendimento aos casos de doença mental (depressão e ansiedade) tendo em vista a melhoria da qualidade de vida, do rendimento escolar e combate à evasão.

“Eu já sofri de depressão, então a iniciativa do meu projeto partiu dessa vivencia, pois dificultou muito o meu processo de ensino aprendizagem e eu pude perceber outros casos de saída de alunos da escola por causa desse problema. E é uma sensação única e é gratificante estar aqui, não. Não foi fácil, tive que me expor, mas é bom ver que valeu a pena e representar outros que já tiveram o mesmo problema que eu”, disse Eduardo Bruno, que é estudante do Centro de Ensino Antônio Ribeiro da Silva, no bairro do Sá Viana, em São Luís.

“Eu sinto orgulho do projeto que ele apresentou e fico muito feliz por isso. Ele é muito inteligente e dedicado, é meu primeiro filho, um grande orgulho, tivemos a perda do pai dele recentemente, e passamos por esse momento difícil que motivou também o projeto. Então estou muito feliz”, disse Elaine Cristina Coimbra Silva, mãe do parlamentar estudante Eduardo Bruno.

Sentimento de orgulho também compartilhado por dona Cleonice Vieira Alves. “A gente fica muito emocionada por saber que o que a gente faz pelos filhos está valendo a pena. Eu não sabia da importância, mas hoje estou vendo que é coisa séria, e esse é mais um motivo para que a gente incentive mais e mais os nossos filhos. Estou muito orgulhosa”, disse a mãe da estudante Rocilda Miranda Alves.

O projeto de lei nº 021/2018, de autoria da estudante, também aprovado com a maioria dos votos dos parlamentares, institui a implantação de enfermarias nas instituições de ensino no âmbito do estado do Maranhão e dá outras providências. Segundo a estudante a motivação para a criação do projeto foi fomentar a empregabilidade de profissionais da área médica pelo Governo do Estado e ainda, diminuir a falta de estudantes nas escolas por motivos de cuidados menos graves, bem como a superlotação em ambulatórios e hospitais públicos.

“A experiência aqui foi inovadora. Nunca antes estive nem em São Luís, e estar hoje na Alema foi muito interessante porque aprendi e pude vivenciar diversos momentos. Procurei com o meu projeto, melhorar a saúde nas escolas e diminuir os índices de faltas dos estudantes. Para mim esse momento é muito maravilhoso, parto para a minha cidade orgulhosa com o meu certificado de parlamentar estudante”, finalizou Rocilda Alves, estudante do CE Nicolau Dino, em Itaipava do Grajaú.

 

 

Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Lauro Vasconcelos e Elias Ferreira
24/11/18

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI