22/10/2015 4:24 pm

Exposição de laboratórios das escolas estaduais atrai público na SNCT

Exposição de laboratórios das escolas estaduais atrai público na SNCT

Os estudantes do sistema estadual de ensino estão proporcionando diferentes atrações aos visitantes que passam pelo estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que está sendo realizada na Cidade da Ciência, em frente a Praça Maria Aragão. O público conta com uma verdadeira aula ministrada pelos estudantes, que falam de suas criações e invenções.

O espaço da Seduc conta, ainda, com informações aos profissionais da educação a exemplo do Siaep, sistema desenvolvido para os professores inserirem as informações dos dados escolares de suas turmas, sem precisar estar conectado, basta, para isso, apenas ter baixado o aplicativo em seu equipamento móvel e, em seguida, ao acessar a internet, remeter as informações.

 A Seduc disponibilizou aos estudantes das séries iniciais, que participam da semana, um laboratório com filmes educativos e interativos. As escolas estaduais contam com 39 laboratórios de Ciências, Matemática, Química e Física.

Foto 1 - Exposição de laboratórios das escolas estaduais atrai público na SNCT

Equipe de robótica do Centro Marcelino Champagnat exibem robô

Também em exposição durante o evento está o laboratório de robótica, que funciona em fase experimental em duas unidades escolas, na Cidade Olímpica (CE Joana Batista) e no bairro Anjo da Guarda, na UI Vicente Maia.

“Os estudantes tem nos surpreendido com sua capacidade, estamos a menos de três meses e eles já produziram essas experiências fantásticas”, ressaltou o professor da coordenação do projeto de robótica, Cleriston Silva.

“As inovações postas aqui servem de base para novos investimentos e, principalmente, para acreditarmos no futuro dessa garotada. Estamos compartilhando com o Maranhão e com o Brasil as nossas experiências”, comentou o professor Marcio Alberto.

Foto 2 - Exposição de laboratórios das escolas estaduais atrai público na SNCT

Stand da Seduc atrai público pela interatividade dos projetos escolares

Os visitantes podem, além das explicações, manusear materiais expostos no evento e fazer experiências acompanhados pelos estudantes e monitores dos projetos.

 Minicurso

 Na quarta-feira (21), a Seduc, em parceira com a Universidade Federal do Maranhão (Ufma), realizou um minicurso voltado para a astronomia, tendo em vista que existem 20 escolas maranhenses que participarão de um fórum nacional que tratará do tema. O curso teve como foco principal a preparação desses estudantes para participarem do fórum.

A gestora do Procentro da Seduc, Alice Bogéa, ministrou palestra sobre a “Política de Educação Integral no Sistema Estadual de Educação: Conceitos e Contextos” e o supervisor de Avaliação Educacional da secretaria, Alex Corrêa, ministrou ao público do evento sobre “Avaliação versus Tecnologia”.

Texto: Lucivaldo Loppes/Robert William

Fotos/Lauro Vasconcelos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI