24/06/2022 10:27 am

Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação vai movimentar comunidade estudantil em diferentes regiões do estado

Sendo o maior evento de fomento à pesquisa no ambiente educacional do Maranhão, a Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação movimentará, no próximo dia 28, das 8h às 17h, aproximadamente 4 mil pessoas, entre alunos, professores e gestores de escolas das redes públicas estadual e federal em seis polos regionais que sediarão o encontro.

A Feira foi idealizada pelo governador Carlos Brandão, com organização da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com as secretarias de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Juventude (Seejuv), Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fapema), Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Em São Luís, a Feira será no Convento das Mercês (Desterro), com a participação de mais de mil pessoas, distribuídas em 102 equipes divididas em duas categorias: Experimentação Científica e Sustentabilidade; e Inovação, Tecnologia e Robótica. Na capital, o evento abrange as Unidades Regionais de Educação de São Luís, Rosário, Itapecuru Mirim e Chapadinha, envolvendo 43 municípios.

Em Colinas, a Feira será na Praça Dias Carneiros/Praça Henrique Leite (Rua Wladimir Pereira – Centro), abrangendo estudantes dos municípios das Unidades Regionais de Educação (URE’s) de São João dos Patos e Presidente Dutra, envolvendo 31 municípios. O evento contará com a participação de mais de 600 pessoas, distribuídas em 60 equipes distribuídas nas duas categorias.

Já em Caxias, a Feira será no Centro de Treinamento João Paulo II (Rua Aarão Reis – Morro do Alecrim), abrangendo estudantes dos municípios das Unidades Regionais de Educação (URE’s) de Caxias, Codó, Timon, Bacabal e Pedreiras, envolvendo 38 municípios, com a participação de mais de 700 pessoas, distribuídas em 71 equipes.

Na região Tocantina, a sede da Feira será em Imperatriz, no Centro de Convenções (Rua Hermes da Fonseca – Centro), abrangendo estudantes das Unidades Regionais de Educação (URE’s) de Imperatriz e Açailândia, envolvendo 23 municípios. Por lá, participação de mais de 600 pessoas, distribuídas em 60 equipes distribuídas nas duas categorias:  Experimentação Científica e Sustentabilidade; e Inovação, Tecnologia e Robótica.

Na Baixada Maranhense, Pinheiro sediará a Feira, que será Centro Educa Mais Dom Ungarelli (Avenida 21, Quadra 04, N.43 – João Castelo), abrangendo estudantes dos municípios das Unidades Regionais de Educação (URE’s) de Pinheiro, Viana, Santa Inês e Zé Doca, envolvendo 60 municípios. Serão 510 pessoas, distribuídas em 51 equipes distribuídas em duas categorias.

No Sul do Maranhão, a Feira será em Balsas, no Centro Educa Mais Padre Fábio Bertagnolli (Avenida Seis, 1 – Cohab), abrangendo estudantes dos municípios das Unidades Regionais de Educação (URE’s) de Balsas e Barra do Corda, envolvendo 22 municípios e a participação de mais de 500 pessoas, distribuídas em 50 equipes distribuídas.

Entre os objetivos, estão instigar o desenvolvimento da ciência e do conhecimento tecnológico no ensino médio do território maranhense, por meio da pesquisa, da experimentação e de sua aplicação em diversos contextos, estimulando o protagonismo juvenil, a criatividade e a corresponsabilidade social; estimular a comunidade escolar a buscar soluções criativas que auxiliem na superação de desafios e dificuldades presentes na implementação de atividades voltadas ao desenvolvimento humano de natureza teórica e/ou experimental; reconhecer experiências exitosas e atividades inovadoras, desenvolvidas pelos estudantes do ensino médio da rede pública de ensino do Maranhão, entre outros.

A Feira acontecerá simultaneamente em seis polos: São Luís, Imperatriz, Pinheiro, Balsas, Caxias e Colinas.

Avaliação dos projetos

No total, 1.323 equipes escolares realizaram inscrição para a Feira de Ciências, Sustentabilidade e Inovação. Dessas, 394 foram classificadas para apresentarem seus projetos na feira, sendo 296 de experimentação e 98 de robótica. Na Feira, as equipes farão a defesa das propostas, de caráter classificatório, com a avaliação de uma comissão julgadora e pelos visitantes, com votação por QR Code. Serão premiados os 1º, 2º e 3º lugares de cada categoria. As escolas, professores e estudantes receberão os prêmios.

24/06/2022