22/06/2023 5:29 am

Felipe Camarão discute estratégias educacionais com gestores das UREs de Imperatriz e Açailândia

As reuniões realizadas com as Unidades Regionais de Educação (UREs) confirmam o ainda mais o compromisso do governo com a educação e representam união de forças para transformar a educação do Maranhão. Nesta quarta-feira (21), o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, esteve nos municípios de Imperatriz e Açailândia, discutindo estratégias para a melhoria do ensino na Região Tocantina. Com esses dois encontros, a Seduc encerra o ciclo dessa etapa e contempla as 19 Unidades Regionais.

“Estamos imbuídos e motivados para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. Todos os professores e gestores receberão formações continuadas, e estaremos juntos com nossos estudantes para garantir que eles tenham oportunidades e igualdade para concorrer no Enem, no vestibular e para que ingressem no ensino superior”, destacou Felipe Camarão.

Após o encerramento do encontro em Açailândia, Felipe Camarão agradeceu todos os participantes das reuniões e deixou um recado para os estudantes do terceiro ano do ensino médio. “Eu quero agradecer imensamente todos os nossos professores, gestores regionais e escolares, que participaram conosco dessa grande jornada. E agora, mãos à obra. E Galera do Terceirão, não tem férias esse ano. Terceirão Não Tira Férias vem aí no dia o3 de julho”, finalizou.

O debate com as Unidades Regionais de Educação tratou sobre Terceirão não Tira Férias, Mais Ideb, eleição de gestores escolares, e também de orientações sobre rotinas pedagógicas, além de outros assuntos importantes sobre estratégias educacionais para contribuir na melhoria da educação do Maranhão.

A gestora da URE Imperatriz, Orleane Santana, falou da importância do encontro para garantir mais oportunidades aos estudantes. “Estamos muito felizes e lisonjeados pela presença do secretário de Estado da Educação e vice-governador, Felipe Camarão, que reuniu com os nossos gestores escolares, para tratar de pautas importantes, como Terceirão Não Tira Férias, Aulões Mais Ideb. Este ano teremos o SAEB [Sistema de Avaliação da Educação Brasileira], e precisamos focar na preparação dos nossos alunos”, expressou.

Deise Cortez, gestora do Centro de Ensino Carlos Alberto Monteiro de Macedo, localizado no município de Lajeado Novo, disse que o encontro fortalece a educação na Rede Estadual, e garante condições para que os bons resultados sejam colhidos.

“A Rede Estadual tem obtido resultados positivos durante os anos, e o alinhamento com os gestores fortalece ainda mais essa compreensão de rede. Podemos dizer que agora há existência de um sistema estadual de educação, porque vemos ações que são encadeadas tanto relacionadas à questão administrativa quanto pedagógica, e os resultados iremos colher em nossa rede”, enfatizou Deise Cortez.

Açailândia

Em Açailândia, a gestora da URE, Arleilde Vieira, acredita que os encontros ajudarão a melhorar a educação em todo o estado. “É com alegria que a Unidade Regional de Educação recebeu o secretário Felipe Camarão, que vem de uma agenda extensa até fora do Brasil, mas, que fez questão de estar conosco discutindo e apresentando uma pauta importantíssima sobre educação. Sei que o Maranhão tem andado em passos grandes e vai andar mais ainda. Essa pauta vem contribuir mais para o aprendizado dos nossos alunos e para a melhoria de nossas escolas do Maranhão”, proferiu.

Maria Aparecida de Carvalho, gestora do CE Professora Norma Suely Mendes enalteceu a gestão do governo e considerou a reunião como importante para o fortalecimento da aprendizagem, contribuindo no desenvolvimento dos estudantes.

“Sempre que Felipe Camarão vem a Açailândia traz boas notícias, bons planejamentos. É um secretário atuante, um profissional bastante centrado em todo o seu trabalho. A reunião de hoje veio confirmar para nós essa parceria entre escola e Secretaria de Educação, e que tudo isso vem para o bem da aprendizagem e do desenvolvimento do aluno nas nossas escolas”, comemorou.

22/06/2023
Fotos: Antônio Martins