1/11/2023 10:36 pm

Felipe Camarão entrega praça construída e escola reformada na cidade de Bequimão

Durante solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (01), o secretário de Estado da Educação (Seduc) e vice governador, Felipe Camarão, acompanhado de membros do Governo do Estado, entregou o Centro de Ensino Aniceto Cantanhede e a Praça do Estudante, na cidade de Bequimão, totalmente reformados, com novas instalações e equipamentos.

Na ocasião, Felipe Camarão relembrou que antes, a escola não tinha muros e os tijolos eram aparentes e que hoje, os alunos contam com salas de aulas climatizadas e todos os espaços com acessibilidade, que é um dos pontos prioritários do programa “Escola Digna”.

“O Governo do Maranhão tem transformado a vida das pessoas através da educação, valorizando os professores investindo na formação deles, implementando escolas de tempo integral, ampliando o número de colégios militares e isso é, na prática, a democratização da educação”, ressalta.

História
O professor Marcelo Almeida conta que no início dos anos 90, ainda muito jovem, trabalhou como ajudante de pedreiro na obra de construção do prédio da escola Aniceto Cantanhede. Em 2004, concluiu a graduação do Curso de História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e em 2018, assumiu o cargo de gestor geral, que é motivo de muito orgulho para ele.

“Presenciar esta escola hoje totalmente repaginada me emociona muito porque eu sou parte dessa história desde a sua fundação. Quando assumi a direção, conversei com o secretário Felipe Camarão a respeito das dificuldades que enfrentávamos aqui, por conta da péssima estrutura que tínhamos”, relembra.

A reforma foi beneficiada por meio do programa “Escola Digna”, criado no governo Flávio Dino, que tem como pilares principais, investimentos em infraestrutura, gestão escolar, formação de professores e melhoria salarial.

“Nós, a comunidade escolar, agradecemos a sensibilidade do Governo do Estado e do secretário de Educação em ter nos atendido, em proporcionar dignidade aos nossos alunos, professores e demais membros de nossa equipe de profissionais. Esperamos ansiosamente por essa reforma e agora, temos até uma praça que servirá de espaço de lazer e para a realização de algumas atividades com os nossos alunos”, conclui Marcelo.

Estrutura
Com um investimento na ordem de R$ 1.378.551,67, o Centro de Ensino Aniceto Cantanhede agora conta com 11 salas totalmente climatizadas, 01 midiateca, sala de professores com banheiros, sala da diretoria com banheiro, secretaria, cozinha, refeitório, depósitos, banheiros com acessibilidade e pátio, além do espaço da área externa, agora cercado com muros, proporcionando mais segurança aos alunos.

Dentre os serviços, a escola recebeu pintura geral, revestimento do novo piso, novas instalações elétricas e sanitárias, instalações de combate à incêndio, todas as salas com forro, bancadas de mármore e granito, mesas e cadeiras novas para todas as salas, lousas e armários.

“Estamos muito gratos porque agora nossas salas tem ar condicionado, mesas e cadeiras novas, lousa à pincel. Isso nos trará mais conforto durante as aulas e consequentemente, melhorias no aprendizado e melhor rendimento e aproveitamento em nossas atividades”, comemora Daieline Garcia, 17 anos, estudante do 3º ano do ensino médio.

Praça do Estudante
Além da reforma do Centro de Ensino Aniceto Cantanhede, foi entregue também a Praça do Estudante, que fica entre a escola e o Farol da Educação da cidade, obra que recebeu para a sua construção, um investimento na ordem de R$ 327.596,19.

O prefeito do município de Bequimão, João Martins (MDB), diz que a cidade tem muita gratidão por mais essas duas obras que recebeu no dia de hoje e comemora a parceria do Governo do Estado com a Prefeitura para a construção da praça.

“A cidade de Bequimão só tem a agradecer por essas duas grandes obras que foram entregues hoje. Em nome de toda a nossa população, quero externar o nosso reconhecimento ao governador Carlos Brandão e ao secretário de Educação e vice governador do Maranhão, Felipe Camarão”, conclui.

A solenidade contou ainda com a presença do secretário de Articulação Política do Estado, Rubens Pereira (Secap); Orleans Brandão, da Secretaria Extraordinária de Assuntos Municipalistas (Seam); prefeitos e vereadores de cidades vizinhas e também professores, alunos e a comunidade em geral.

Data: 01/11/2023
Fotos: Aretha Ramos