“A escola que eu sonhei, eu não imaginava que existisse”, é parafraseando Rubem Alves que Antônio Rios, gestor geral do Centro Educa Mais Tancredo de Almeida Neves, em Imperatriz, expressa todo seu agradecimento ao governo Flávio Dino pela entrega da reforma completa do Centro de Ensino.
A escola, que é em tempo integral, foi uma das duas escolas entregues totalmente revitalizadas pelo Governo do Maranhão nesta sexta-feira (31), que contou ainda com a entrega do Centro de Ensino Josué Montello, em Vila Nova dos Martírios.
Representando o governador Flávio Dino, o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, disse em seu discurso que no Maranhão todas as secretarias trabalham em parceria no intuito de juntar forças para enfrentar a crise econômica nacional. Ele lembrou, ainda, que no Maranhão já existe, atualmente, em torno de 50 unidades de tempo integral em funcionamento e que para fazer isso foi preciso muita coragem e convicção do Governo do Maranhão, na certeza de que é pela educação que se pode transformar a realidade do estado.
“Aqui no Maranhão nós acreditamos na educação. Acreditamos nos professores e acreditamos na capacidade dos formadores do conhecimento, que são grandes batalhadores e que merecem esses investimentos na Educação para que as transformações possam ocorrer. E a razão mais especial para que possamos ter esperanças e ter fé de que vale a pena acreditar na educação são os estudantes. Toda essa estrutura é para que os jovens possam desenvolver suas potencialidades, suas vocações, possam ter uma vida melhor, possam dar uma vida melhor para seus filhos”, falou Clayton Noleto.
“Eu aproveito para agradecer todo o trabalho dos nossos professores, que tem aqui contribuído imensamente com a mudança e com a transformação dos nossos estudantes. E agora eu me direciono para que vocês, estudantes, transformem este mundo. Transformem esta comunidade, o Maranhão e o Brasil. Para que tenhamos um país de todos, com políticas que fortaleçam a educação. É o que o governador Flávio Dino tem feito e mostrado para o Brasil e para o mundo, sendo reconhecido como Educador e como Governador da Educação”, complementou a assessora da Secretaria de Estado da Educação, Rosyjane de Paula, que representou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
Fundado em meados da década de 1980 o então Centro de Ensino Tancredo de Almeida Neves nunca havia passado por reformas significativas em sua estrutura, e após a reforma ganhou cara nova e se transformou no primeiro Centro de Ensino em Tempo Integral do município de Imperatriz.
“Quando os governantes têm sensibilidade, a coisa flui. E no Maranhão a coisa fluiu de uma forma maravilhosa. O governador Flávio Dino é sensível à educação, o secretário Felipe Camarão, com sua postura digna à frente da Seduc. Agradecemos a todos que colaboraram com essa obra, pelo empenho e luta diária para hoje estarmos logrando esse êxito da escola ser entregue à comunidade”, disse Antônio Rios.
O gestor afirmou ainda que a nova estrutura propicia aos estudantes, tempo para o estudo, onde os alunos se desdobram para que o conhecimento acadêmico possa fluir, onde há uma ponte entre o conhecimento científico e o filosófico, e a parte diversificada é trabalhada em outras áreas do ensino como: nas eletivas, no estudo orientado, no projeto de vida, nas tutorias, nos clubes e nas práticas laboratoriais, aspectos que fazem parte do modelo formativo da escola de tempo integral.
“A escola da escolha é fantástica! A gente fica feliz porque a escola mudou a estrutura física e também mudou o modelo pedagógico para a pedagogia da presença, o protagonismo, para que o meu aluno seja mais autônomo, mais solidário e mais competente. Uma escola aonde se busca o conhecimento, como fala Rubem Alves ‘A escola que eu sonhei, eu não imaginava que existisse’ e hoje eu vivencio essa escola em toda a sua plenitude”, reafirmou Rios.
O investimento de quase R$ 3 milhões garantiu aos cerca de 400 estudantes do Centro Educa Mais um novo prédio escolar que agora conta com biblioteca, auditório, refeitório, laboratórios de química, física, biologia e matemática totalmente equipados, além de novas instalações elétricas, banheiros adaptados e climatização em todas as salas de aula.Uma nova estrutura que para a estudante da 1ª série do Ensino Médio, Mísia Alencar, 15 anos, possibilitará melhores condições de aprendizado para que possa realizar o sonho de ingressar no ensino superior.
“Estou muito feliz com essa reforma, nós recebemos a escola com ambiente amplo e organizado, temos uma direção pedagógica maravilhosa, disponível para nos ajudar, professores qualificados para nos ensinar. Eu entrei nessa escola com o objetivo de passar no vestibular e essa reforma superou todas as minhas expectativas”, disse a estudante, que pretende cursar a faculdade de medicina.
“Olhando ‘pra’ nossa realidade hoje, a gente percebe o quanto mudou a nossa vida essa escola de tempo integral. Agora podemos dizer que temos um espaço digno ‘pra’ aprender e mais oportunidades de crescer e estudar”, disse Wilmara Batista, presidente do Grêmio Estudantil do CEIN Tancredo de Almeida Neves.
Em Vila Nova dos Martírios, o reconhecimento ao trabalho do Governo do Maranhão não é diferente. O Centro de Ensino Josué Montello, que foi entregue à comunidade no fim da primeira década dos anos 2000, também nunca havia passado por reformas, e os estudantes e professores passaram por uma situação difícil quando parte do prédio escolar pegou fogo, por conta das péssimas condições que se encontravam as instalações elétricas da escola.
A reforma beneficiará não só os mais de 380 estudantes do Ensino Médio do Centro Ensino, que utilizam o prédio nos turnos vespertino e noturno, como também os estudantes do Ensino Fundamental, já que a escola é cedida à Prefeitura no período da manhã.
“Toda a parte elétrica do nosso prédio era precária, passamos por um momento muito difícil quando parte do nosso prédio pegou fogo. Mas agora com essa reforma acreditamos que tudo mudará. Nossa expectativa é que nossos índices educacionais melhorem e nossos estudantes possam cada vez mais usufruir desse belíssimo espaço pedagógico que ganhamos. Estamos muito felizes e agradecidos ao governador Flávio Dino e ao secretário Felipe Camarão por isso”, afirmou Geanízia Granjeiro, gestora geral do CE Josué Montello.
“Antes da reforma a escola estava em estado deplorável e isso atrapalhava muito a nossa educação e hoje com a reforma, posso afirmar que sim, os estudos melhoraram, nossa educação está bem melhor e creio que só tem a melhorar cada vez mais, pois as condições estão favoráveis ao melhoramento do nosso desempenho”, concluiu Dayze Evelly Holanda, estudante da 3ª série do Ensino Médio e presidente do Grêmio Estudantil Evolution.
Fonte: Seduc
Texto: Letícia Pinheiro
Fotos: Cinaldo Oliveira e Aparecida Marconcini Prestes
31/05/2019
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI