21/09/2020 4:58 pm

FMRB lança Exposição Virtual SOS Amazônia para a 14ª Primavera de Museus

Exposição poderá ser vista através das redes sociais da FMRB

Diante do apelo nacional e internacional pela preservação da Amazônia, a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) lança a Exposição Virtual SOS Amazônia. A exposição compõe a programação da 14ª Primavera de Museus, e tem início nesta terça-feira (22), pelas redes sociais da Fundação.

De acordo com o presidente da FMRB e secretário de Educação, Felipe Camarão, o tema da exposição pretende engajar o público dos museus na defesa da floresta. “Nosso museu conta com obras de importantes artistas que souberam retratar na arte a beleza da Amazônia, maior floresta tropical do mundo. Diante das últimas notícias sobre o desmatamento, achamos que é hora de lembrar que essa beleza corre grave perigo”, alertou Felipe Camarão.

O secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, destacou a importância de tratar da Amazônia durante o evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). “Este ano, o tema da Primavera de Museus traz uma reflexão sobre o papel das casas de memória no novo contexto virtual trazido pela pandemia. Acreditamos que os museus precisam comunicar a seus públicos a História e o Patrimônio da sociedade, e a Amazônia é claramente um importante patrimônio que precisa ser preservado”, destacou o secretário.

A partir do dia 22, a exposição virtual SOS Amazônia irá apresentar 20 obras de arte que retratam os povos, trabalhos e belezas naturais da região amazônica. Nomes consagrados nas artes plásticas, como o paulista Cláudio Tozzi e o guianense Winston Strick, farão parte da exposição, que também irá valorizar artistas menos conhecidos, mas de grande apuro técnico, como o amazonense Moacir Andrade. Além de pinturas, peças indígenas e artefatos da Amazônia pré-colombiana compõem a mostra.

Devido ao contexto de pandemia, a divulgação será feita exclusivamente pelo site e redes sociais da FMRB, em conformidade com as orientações do Ibram e da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). A exposição integra a programação nacional da 14ª Primavera de Museus, evento realizado anualmente para promoção dos museus do Brasil, que este ano traz como tema ‘Mundo Digital: Museus em Transformação’.

Fonte: Seduc
21/09/2020

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI