23/04/2017 9:01 am

Formação continuada: um caminho para construção da Escola Digna

foto felipe camarão nova

Felipe Camarão, Secretário de Estado da Educação

Ao idealizar o Programa Escola Digna para o Maranhão, o governador Flávio Dino projetou uma escola pública de qualidade, que fosse além da estrutura física aconchegante para educadores e estudantes, mas um espaço de formação e justiça social, sobretudo, para aqueles que mais precisam e que, por décadas foram esquecidos pelo poder público.

Uma escola digna envolve pessoas que se unem para que a aprendizagem se concretize. É preciso encher as paredes de produções significativas para o projeto de vida dos estudantes, e que também se desenvolvam caminhos de aprendizagens nos corredores, nas salas de aula e nos espaços de convivência social.

Diante de um mundo de transformações e com um volume considerável de informação a cada segundo, trabalhar com o conhecimento na escola, torna-se tarefa que extrapola a formação inicial dos professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. Logo, a formação continuada é um importante processo de sistematização de saberes e apropriação de novos conhecimentos para quem já concluiu sua formação inicial e está em exercício profissional.

Nessa perspectiva, o Governo do Maranhão deu a largada, nesta semana, à assessoria técnico-pedagógica às escolas dignas por meio da qualificação dos profissionais da educação dos municípios, a fim de impactar nos índices educacionais e contribuir para a redução da pobreza e das desigualdades sociais.

Essa primeira etapa de formação envolveu 85 municípios e construiu uma rede de multiplicadores, responsáveis pela capacitação das equipes técnicas das secretarias municipais e estas, por sua vez, irão se responsabilizar pela capacitação dos educadores das redes, sendo alcançados cerca de 4 mil gestores escolares, 2 mil coordenadores pedagógicos e 35.358 professores, resultado na formação de 41.358 educadores municipais.

De forma inédita, o governo contribuirá diretamente para a melhoria dos índices educacionais, garantindo o efetivo acesso à educação pelos discentes e avançando na construção de saberes mais sólidos e qualificados em todo o Maranhão.

O governador Flávio Dino também instituiu, no âmbito da Seduc, o ‘Mais IDEB’, que reforça também a necessidade de formação continuada dos educadores, de forma presencial e a distância. Para se ter ideia, somente nesta ação participam 7.581 profissionais da educação, com foco, entre outros aspectos, no alinhamento curricular nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, bem como na elaboração de questões de prova, por meio da participação em oficinas.

Em todas as formações, realizadas nas diferentes regionais do estado, ouviu-se dos professores palavras de gratidão ao governo pela iniciativa. Como bem pontuou a professora Bárbara Melo, de Nina Rodrigues, “este é um momento histórico na educação do Maranhão, porque há uma preocupação grande do governo em elevar nossos resultados, melhorar nosso IDEB”, disse.

Portanto, a formação continuada para tantos educadores maranhenses instaura uma prática reflexiva que torna a convivência escolar mais significativa, cada momento de trabalho passa a ser enriquecedor e os comportamentos, valores e opiniões se transformam em referências para o ganho mútuo, passando a ser o ambiente de trabalho um espaço adequado para o compartilhamento e fomento do conhecimento.

O estudante maranhense é foco em todas estas ações estruturantes que o governador da educação, Flávio Dino, está concretizando, por ser essa uma política educacional legítima e significativa, preocupada com a efetiva formação dos educandos, sem vincular-se à mera reprodução de dogmas e saberes.

Essa é a Escola Digna que está sendo entregue ao povo do Maranhão!

Felipe Camarão
Secretário de Estado da Educação