6/03/2020 5:17 pm

Fórum Estadual de Educação encerra rodada de seminários em defesa de um Novo Fundeb

Quarta rodada de Seminários Regionais em defesa de um Novo Fundeb

Quarta rodada de Seminários Regionais em defesa de um Novo Fundeb

O Fórum Estadual de Educação (FEE-MA), com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), realizou, nesta semana, a quarta rodada de Seminários Regionais em defesa de um Novo Fundeb ampliado e permanente. Os debates aconteceram nos municípios de Barra do Corda, Presidente Dutra, Chapadinha e Bacabeira. Ao todo, 14 seminários foram realizados pelo estado, envolvendo diversas regiões maranhenses no debate.

O Fórum e a Seduc reconhecem que a manutenção do Fundeb é condição fundamental para garantir o direito de acesso à escolarização obrigatória com qualidade e, por isso, os seminários envolvem diversos segmentos da sociedade, do poder público e de entidades ligadas à educação em vários municípios maranhenses.

A coordenadora do Fórum, Antônia Benedita Pereira Costa Rodrigues, ressaltou a importância da participação da sociedade para fortalecer a luta em defesa de um fundo para a educação. “Estamos alcançando o nosso objetivo, que é levar esse debate sobre Fundeb para todo o Maranhão. Com essa série de seminários, percebemos que há uma compreensão muito grande por parte dos segmentos participantes”, ressaltou.

“Reforçamos junto à sociedade a necessidade da luta para a garantia de uma educação de qualidade, com equidade e justiça social. A Seduc e o Fórum desbravaram o Maranhão com esse debate de grande necessidade e relevância para continuarmos a trilhar o fortalecimento de uma educação de todos e para todos”, avaliou Rosyjane Pinto, chefe da Assessoria Especial da Seduc.

Quarta rodada de Seminários Regionais em defesa de um Novo Fundeb

Quarta rodada de Seminários Regionais em defesa de um Novo Fundeb

Ao todo, foram realizados 14 seminários, envolvendo diversos municípios e regiões. Os debates iniciaram na capital maranhense e, em seguida, percorreram os municípios de São João dos Patos, Balsas, Imperatriz, Governador Nunes Freire, Cururupu, Viana, Caxias, Pedreiras, Santa Inês, Barra do Corda, Presidente Dutra, Chapadinha, e foi encerrado nesta sexta-feira (6) em Bacabeira, no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).

O subsecretário de Educação, Danilo Moreira, foi um dos debatedores no seminário de encerramento, realizado em Bacabeira, e fez um balanço dos encontros realizados em defesa da permanência do Fundo.

“Realizamos 14 seminários, envolvendo mais de duas mil pessoas, que participaram do debate desse instrumento fundamental no financiamento da educação no Brasil. Nesse momento, todo o Maranhão todo se organiza, debate, reflete e volta o olhar para a bancada dos deputados federais, que serão importantes para a aprovação. O Fundeb é importantíssimo para que se possa seguir financiando escola digna, pagando o maior salário de professor do Brasil e para que as redes municipais possam também se organizar e avançar na educação”, reforçou.

Durante o encontro realizado no município de Chapadinha, a professora doutora Cacilda Cavalcante, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), fez uma abordagem técnica sobre o Fundeb e destacou a importância do evento para a luta em defesa de um fundo permanente para a educação brasileira.

“A realização desse conjunto de seminários é de grande importância no Estado do Maranhão, em um contexto de ameaça ao término do Fundeb e a sua não continuidade. O Maranhão depende majoritariamente desse fundo. Então, com o seminário a gente pode mobilizar a sociedade, informar melhor as pessoas para que elas participem ativamente e pressionem o legislativo a votar um Fundeb que realmente possa ser ampliado e que tenha uma contribuição maior da união. O Fórum e a Seduc acertaram na realização desses debates”, avaliou.

Fonte: Seduc
Texto e fotos: Antonio Figueredo
06/03/2020

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI