15/02/2020 12:45 pm

Fórum Estadual de Educação realiza seminário sobre o Novo Fundeb no município de Viana

O Seminário sobre o Novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e seus impactos, realizado no município de Viana, reuniu, nesta sexta-feira (14), representantes de entidades parlamentares, professores, estudantes, pais, gestores, sociedade civil para discutir a importância do fundo de financiamento da educação brasileira.

O seminário, realizado pelo Fórum Estadual de Educação do Maranhão, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), aconteceu no Auditório Nazor Lauro Lopes de Sousa, localizado na Rua 2 de Novembro, s/n, Centro e contou com a participação de um grande público em defesa de um financiamento amplo, visando garantir uma educação básica de qualidade.

A assessora Especial da Seduc, Rosyjane Paula Farias Pinto, representando o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, revelou que os órgãos responsáveis pela realização dos seminários nos municípios têm um papel fundamental na luta em defesa do Novo Fundeb.

“Finalizamos em Viana a segunda rodada de seminários que têm levado para a sociedade dos municípios do Maranhão a defesa de um Fundeb ampliado e permanente. A Seduc e o Fórum Estadual de Educação têm sido os protagonistas desse debate no Maranhão, na defesa de um financiamento justo, com a finalidade de garantir a educação com equidade e de qualidade”, apontou.

O FEE/MA registra em atas cada Seminário Regional efetivado, destacando os conteúdos abordados pelas falas dos palestrantes, as manifestações dos participantes da mesa e as considerações finais, mediadas pela presidente, a senhora Antônia Benedita Pereira Costa, coordenadora do FEE/MA.

A coordenadora do Fórum, Antonia Benedita Pereira Costa, destacou a presença maciça da sociedade nos encontros realizados pelo Fórum, em parceria com a Seduc, e revelou, ainda, que os participantes deram brilho a mais esse encontro. “Em Seminários Regionais, esta semana, o FEE/MA mobilizou, com o apoio da Seduc, instituições governamentais, prefeitos, vereadores sindicatos, pais, alunos, professores e gestores escolares, bem como a comunidade em geral, que abrilhantaram esses eventos na região da Baixada Maranhense, em particular das Unidades Regionais”, enfatizou.

O prefeito de Viana, Magrado Barros, revelou que ficou muito feliz pela realização do seminário em seu município. “Quero dizer à população de São Luís do Maranhão que estou muito feliz, agradecer ao governador Flávio Dino por este momento. Nós precisamos avançar nesse quesito: um Fundeb forte para melhorar a qualidade da educação no Estado”, expressou.

Após a realização de todos os Seminários Regionais, será elaborada uma carta do FEE/MA a ser encaminhada à Câmara Federal e ao Senado como uma manifestação coletiva em prol do novo FUNDEB, ampliado e permanente, de modo que assegure os recursos financeiros para o desenvolvimento da educação brasileira com equidade, qualidade e responsabilidade social.

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI