27/01/2021 9:59 am

A Fundação da Memória Republicana Brasileira e seu compromisso com a educação e a cultura

A educação de crianças e adolescentes é um direito constitucional e um dever do Estado, mas que contempla inúmeros espaços para além da sala de aula. O acesso à cultura, à arte e ao esporte, por exemplo, devem fazer parte do processo educacional, e é nesta frente que a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) tem investido durante o Governo Flávio Dino.

Fazendo uma breve análise deste primeiro bimestre de 2019, quase 100 crianças já foram beneficiadas em atividades realizadas pela Fundação, como o curso de alfabetização e letramento “Meninada que Aprende”, em parceria com a SEDUC; o curso de Bombeiro Mirim, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão; além da Biblioteca Infantil Maria Aragão. E já para os próximos meses, está prevista a iniciação dos cursos de Pintura e Artes, e dos cursos de Inglês e Informática Básica, em parceria com o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema), além de várias outras atividades e programas que durante todo o ano, que fazem parte do projeto Conhecer Para Pertencer, lançado no início de janeiro de 2019.

As ações desenvolvidas pela FMRB têm por objetivo cumprir as finalidades da Fundação estabelecidas pela Lei Estadual 6.479: a promoção dos valores republicanos, a defesa da nossa História, o estudo, a pesquisa, e a promoção do desenvolvimento por meio da formação de lideranças jovens e do incentivo à educação.

Somente em 2018, foram mais de 500 crianças e adolescentes recebidas na sede da FMRB, o icônico Convento das Mercês, entre alunos dos nossos cursos e turmas de escolas públicas que visitaram o museu da Fundação. Ações que, aos olhos de quem tem uma vida muito bem estabilizada, podem parecer pequenas, mas que para muitas crianças representou seu primeiro contato com a cultura. Durante as visitas escolares que a FMRB proporciona todos os anos, muitos destes jovens visitam pela primeira vez um museu.

Hoje, a missão da FMRB é romper com a lógica de que o acesso à cultura e a educação é só para os mais privilegiados. Um bom exemplo é o da pequena Thayane Machado, moradora da comunidade do Desterro, que fez nosso curso de teatro no ano passado. Muito inteligente, ela conseguiu decorar todas as falas do roteiro e desenvolveu com primor o papel principal. Contudo, não escapou aos olhos de nossos professores que Thayane não sabia ler o roteiro. Apesar de já contar com 11 anos, ela não havia completado sua alfabetização.

Foi da sensibilidade dos professores que surgiu a ideia de realizar um curso de alfabetização e letramento para as crianças da comunidade que já estão na escola, mas enfrentam dificuldades com a leitura e a escrita. Realizado em parceria com a SEDUC, o curso atende às diretrizes do governo Flávio Dino para prestar maior atenção e assistência à educação na primeira infância, prioridade da educação no Estado.

Seja oferecendo oficinas de pintura e teatro para a comunidade, seja por meio da parceria com a Banda do Bom Menino, seja pelo atendimento de turistas e visitantes ao museu, a FMRB está mais do que nunca empenhada em abrir as portas do Convento das Mercês para seus verdadeiros donos: os maranhenses. Como dito antes, ainda há muitas outras atividades de incentivo à cultura e à educação que serão realizadas ao longo de todo ano e, acredito, não há modo melhor para comemorar os 355 anos do Convento das Mercês do que fazer dele uma casa do povo para o povo.

Felipe Costa Camarão

Professor

Secretário de Estado da Educação 

Membro da Academia Ludovicense de Letras e Sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI