11/12/2015 10:02 pm

Gestores de escolas da rede estadual de ensino recebem premiação

Secretária da Educação, Áurea Prazeres, ao lado do palestrante Armando Arosa

Esta sexta-feira (10) foi dia de reconhecimento ao trabalho desenvolvido por escolas do sistema da rede estadual de ensino. Com a presença da secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a gerente de projetos da Fundação Vale, Andreia Rabetim e representantes da Vale, foi entregue o Prêmio Estadual de Gestão Escolar ao gestor do Centro de Ensino Lourenço Antonio Galletti, escola reconhecida nacionalmente no Prêmio Educadores do Brasil e simbolicamente a escolas premiadas nos anos anteriores.
Para a secretária da Educação, Áurea Prazeres, o gestor premiado, Guilherme Antonio, nos inspira, assim como outros gestores. Ela afirma que o gestor escolar é uma referência: “Ele precisa ser um líder, precisa ter um elemento essencial na sua prática enquanto gestor, que é a dimensão ensino e aprendizagem”. E complementa: “O bom gestor cuida da infraestrutura, mas tem o foco no pedagógico”, concluiu.
Para as relações institucionais da Vale, Vanessa Tavares, este é um momento de celebração e reconhecimento: “É hora de comemorar e também reconhecer quem tem desafios diários. Estamos felizes com as transformações que observamos no sistema de ensino, iniciativas como Escola Digna, eleições na escola e tantas outras. Reconhecemos o esforço do Governo e da Seduc em promover esta transformação positiva na Educação”, pontuou.
Dirigindo-se aos gestores, a gerente de projetos da Fundação Vale, Andreia Rabetim, reconhece na parceria da Vale com a Seduc a importância de fortalecer as políticas públicas: “Que vocês façam história neste país, pois precisamos fomentar boas ações e compartilhar boas experiências”.
Sobre a parceria com a Fundação Vale, a secretária adjunta de Ensino, Ima de Jesus, declarou que por meio da parceria boas experiências ganhem visibilidade e que ocorra uma ampliação e reflexão do conhecimento.
Na ocasião, o professor Armando Arosa, fez uma palestra e lançou o livro “Gestão escolar pública: desafios contemporâneos”, material que traz reflexões sobre as estratégias para a implementação da gestão democrática. “O desafio da escola é fazer o estudante produzir o conhecimento a partir de sua realidade. A escola tem que ser capaz de identificar as diferenças e trazer isso para o currículo”.
Escola premiada

Distante 720km da capital São Luís, Açailândia é a cidade que sedia a escola destaque nacionalmente no prêmio de Gestão Escolar. O gestor do Centro de Ensino Lourenço Antonio Galletti, Guilherme Antonio, relembrou o prêmio recebido em 2006 e comemorou o deste ano. “Abrimos o caminho, quem pavimenta e sinaliza são os estudantes e professores”. Sobre a importância do Prêmio ele enfatizou: “A premiação veio mudar para melhor a visão que os outros estados têm em relação ao Maranhão”, assegurou.
As ações desenvolvidas na escola Lourenço Antonio Galletti que mereceram um olhar do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) para dar a premiação foram: Projeto de Combate ao Trabalho Escravo, Banda de Música da escola que funciona aos finais de semana, juntamente com o projeto de dança, Escola Solidária, Aulas Passeios, além do laboratório de informática e aulas de voleibol.
Texto: Anne Glauce Freire
Fotos/Matheus Marques