24/10/2020 1:00 pm

Gestores de escolas de tempo integral discutem estratégias para melhoria do IDEB

Com o intuito de analisar os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2019 e discutir estratégias para o Programa IDEB Rede Integral 6.0, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, nesta sexta-feira (23), um encontro com gestores pedagógicos das Unidades Plenas do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e dos Centros Educa Mais. Palestras e oficinas, entre outras atividades, fizeram parte da programação do evento, visando à busca de estratégias para melhorar ainda mais o IDEB da rede Integral. O Encontro Pedagógico ocorreu no IEMA Centro.

“Hoje é uma reunião pedagógica, ampliada, com todos os gestores da rede integral, com o objetivo de avaliarmos o atual panorama e também olharmos para o futuro, para onde nós queremos chegar. De fato, a rede integral teve um bom desempenho, mas nós podemos avançar ainda mais e essa reunião é para ouvir opiniões e nós criarmos nossas estratégias, pensando para o próximo IDEB”, destacou o secretário Adjunto de Educação Profissional e Integral, André Bello.

O secretário André Bello disse, ainda, que o momento atual será de desafios ainda maiores para a educação no Maranhão. “A prova do IDEB já será o ano que vem e o resultado vai ser divulgado em 2022. Em meio à pandemia, nós temos um desafio, que é o de melhorar, ainda mais, em aprovação, combate ao abandono e melhorar o desempenho na proficiência de Matemática e Português”, concluiu.

O Encontro Pedagógico contou com atividades o dia todo, iniciando com o palestrante, Alex Corrêa, Pedagogo/Educador, Especialista em Avaliação Educacional, professor e coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São Luís e integrante da rede estadual.  Corrêa palestrou sobre “Avaliação em larga escala, fatores de contexto e qualidade de ensino: uma abordagem para além do pico da curvatura do IDEB.

Em seguida, a equipe da Frente de Avaliação Educacional da Secretaria Adjunta de Educação Profissional e Integral da Seduc (Saepi) fez uma descrição sobre os indicadores da Rede Integral, relativos aos resultados do IDEB 2019.

A gestora Pedagógica do Centro Educa Mais Dayse Galvão, Fernanda Maciel, avalia como positivo a realização de encontros promovidos pelo Governo em prol da educação maranhense, visando elevar os índices educacionais.

“Acho que é necessário a gente fazer esse balanço do trabalho até então alcançado, verificar o que foi positivo e o que precisa ser melhorado, para que a gente, de fato, venha alavancar para o IDEB 6.0 na nossa próxima avaliação. Um conjunto de fatores tem ajudado a melhorar os índices, tivemos uma formação intensa dos professores nos descritores, em Língua Portuguesa e Matemática, nós tivemos um trabalho intensivo com o nosso 3º ano nos fins de semana, todas as aulas ministradas aos sábados eram trabalhando os descritores e realizamos um plano com os professores das outras disciplinas apoiando o nosso trabalho”, contou.

O diretor de Ensino e Pesquisa do Iema, Elinaldo Silva, ressaltou a importância do encontro e destacou que o objetivo agora é caminhar para atingir metas ainda maiores, com a utilização de estratégias específicas para que a educação da rede integral fique ainda mais fortalecida.

“Estamos realizando o 2º Encontro Pedagógico com o objetivo de fazer uma descrição sobre os resultados do IDEB 2019 e ao mesmo tempo já apresentar uma proposta de trabalho para que possamos aumentar os indicadores. O mais importante é traçar estratégias pedagógicas para que sejam alcançadas metas ainda maiores do que já atingimos. O nosso foco principal nesse encontro é trabalhar as proficiências de Língua Portuguesa e Matemática. Precisamos investir em aprendizagem dessas disciplinas e é nesse sentido que estamos trabalhando hoje, fazendo oficinas para que os gestores pedagógicos entendam que é necessário este momento para alcançarmos a nossa meta no IDEB de 2021”, defendeu.

A programação do Encontro Pedagógico continuou, à tarde, com as oficinas sobre o Diagnóstico do IDEB da Rede Integral MA; e Estratégias para melhoria do IDEB da Rede Integral. Após as oficinas, os professores Elinaldo Silva e Raquel Melo apresentaram o Programa IDEB Rede Integral 6.0, visando atingir a meta de 6.0 no IDEB do próximo ano.

A gestora Pedagógica do Iema de Timon, Rosângela Duarte, falou da importância do Encontro para auxiliar as escolas no avanço dos índices educacionais e destacou os fatores que levaram a escola em que trabalha a obter a nota de 5,3 no IDEB 2019.

“A nota é muito importante porque é o reconhecimento do trabalho dos professores, o esforço da escola como um todo e do Estado. É um esforço que vem sendo construído ao longo do tempo, não foi de uma hora para outra que a gente alcançou essa nota, é um trabalho de formiguinha realmente. O apoio do Estado, a dedicação dos professores, da gestão, a mobilização dos alunos, para entender a importância da prova, as estratégias do plano de ação da escola, tudo isso foi importante para a gente alcançar essa nota. O encontro só fortalece ainda mais a educação do Maranhão”, elogiou.

 

Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueredo
23/10/20

 

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI