29/08/2019 5:12 pm

Gestores e supervisores escolares recebem formação para piloto de implantação do Novo Ensino Médio

18474_seduc_2_6898233565736072753

Gestores e supervisores escolares durante Formação para Implementação de Projetos Empreendedores

Cerca de 70 gestores e supervisores escolares da rede estadual de ensino de São Luís e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) participaram, na terça (27) e quarta-feira (28), da 1ª Formação para Implementação de Projetos Empreendedores em 33 escolas de Ensino Regular da rede. Estas fazem parte do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e que servirão de piloto para o processo de implantação do Novo Ensino Médio e dos itinerários formativos. A ação formadora é promovida pela Seduc em parceria com o Instituto Itaú BBA.

“Este encontro está voltado para a elaboração da arquitetura do Novo Ensino Médio, construção dos itinerários formativos dentro de uma proposta de formação geral e para o mundo do trabalho. Estamos preparando esses gestores e supervisores escolares para a discussão na rede, construção dessa nova arquitetura e flexibilização curricular”, ressaltou a supervisora de Currículo da Seduc, Socorro Fortes.

Ela afirmou que é uma proposta de formação integral que proporciona o desenvolvimento geral do estudante, incluindo a prática profissional.

A representação do Instituto Itaú BBA no evento informou que nessas escolas está sendo implantando um módulo de formação e preparação básica para o trabalho. Serão três projetos empreendedores: Empresa Pedagógica, Intervenção Comunitária e Iniciação Social e Científica. O conjunto desses 03 projetos desenvolve, nos estudantes, competências para ter um protagonismo profissional e social.

Nessa primeira formação foram trabalhadas técnicas e metodologias para a implantação do projeto Empresa Pedagógica, que tem foco na preparação de competências gerais para o mundo do trabalho, como a capacidade de resolver problemas complexos, capacidade de argumentação, criatividade, trabalho em grupo, ética, relações interpessoais, entre outras. Até novembro terão mais duas formações voltadas para a implantação dos projetos de Intervenção Comunitária e Iniciação Social e Científica.

O prazo para que o Novo Ensino Médio comece a ser implantado nas escolas de todo o país é 2022, mas aqui no Maranhão os projetos de empreendedorismo começam a ser implantados nas 33 escolas/pilotos a partir do próximo ano.

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio será implementado a partir de 2020 até 2025 em todos os Estados e tem o objetivo de melhorar o desempenho dos estudantes, ofertando itinerários formativos por Área do Conhecimento Integrado ou de Formação Profissional e Tecnológica. A medida atende à determinação do Governo Federal, por meio da Lei nº 13.415 de 2017, que altera alguns artigos da LDB, para a implementação do Novo Ensino Médio e cumprimento da BNCC.

Uma das principais mudanças do Novo Ensino Médio diz respeito à participação ativa dos estudantes em todo o processo, seja por meio da escuta das suas demandas e interesses ou da escolha dos itinerários formativos, com a possibilidade, inclusive, da oferta de unidades curriculares eletivas. Estas iniciativas têm como objetivo formar cidadãos autônomos, responsáveis e aptos a materializarem seus projetos de vida.

Experiência do Maranhão

O Maranhão já iniciou essa caminhada com a implantação da Educação Integral e Integrada, desde que o governador Flávio Dino instituiu em 2016 os Centros Educa Mais, além do IEMA, que ofertam em suas Unidades Vocacionais a Educação em tempo Integral em uma proposta de um currículo integrado, por meio dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que têm a finalidade de capacitar, aperfeiçoar e atualizar o estudante que deseja entrar ou retornar ao mercado de trabalho de maneira rápida e eficiente.

No Estado, nos últimos 03 anos, já foram qualificados e inseridos no mercado de trabalho mais de 3 mil jovens e adultos.

“São pessoas que tiveram a oportunidade de se qualificar, entrar no mercado de trabalho e de ter suas vidas transformadas. Então, o Maranhão já tem uma certa expertise. Isso é muito bom, porque já avançamos, enquanto muitos estados ainda terão que começar do zero”, Josélia Silva Castro, Coordenadora de Unidades Vocacionais do IEMA.

Fotos: J. Aroucha
29/08/2019