22/07/2019 5:15 pm

Gestores e técnicos do Educa Mais participam de formação especializada

Secretário Adjunto da Seduc, André Bello, destaca importância do modelo implantado pelo governador Flávio Dino

Secretário Adjunto da Seduc, André Bello, destaca importância do modelo implantado pelo governador Flávio Dino

Mais de 100 profissionais entre técnicos focais e diretores de educação das Unidades Regionais (UREs), gestores gerais e pedagógicos dos 36 Centros Educa Mais participam, até sexta-feira (26), de formações promovidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE). O evento iniciou nesta segunda-feira (22), no auditório da URE São Luís, no bairro Vila Palmeira.

A formação continuada é uma das premissas para o crescimento e sustentação do modelo implantado pelo Governo do Estado na rede pública estadual de ensino do Maranhão com criação dos Centros Educa Mais (Educação Integral). Além disso, a ação visa potencializar o projeto de vida dos jovens estudantes dos centros, para que se tornem cada vez mais autônomos, solidários e competentes.

Durante a semana, os participantes receberão formações específicas em: Medição de Maturidade de Processos, Formação em Indicadores e em Instrumentos de Gestão, objetivando fortalecer os instrumentos e mecanismos de acompanhamento das equipes gestoras em relação às ações pautadas no modelo Escola da Escolha.

Gestores e técnicos dos centros Educa Mais compartilham experiências nas formações

Gestores e técnicos dos centros Educa Mais compartilham experiências nas formações

“É um pequeno passo para um grande futuro. E o futuro que almejamos é uma escola pública de qualidade, eficiente, em que nossos alunos possam ingressar nas melhores universidades do país, que possam ter oportunidades e direitos iguais como qualquer outro jovem que estuda em uma escola privada. Portanto, essa formação é essencial para planejarmos a volta às aulas, a fim de termos eficiência, com o objetivo claro de transformarmos a escola pública em lugar de oportunidades e de protagonismo para os nossos jovens”, destacou o secretário adjunto da Seduc, André Bello.

Para a gestora do Educa Mais, Regina Pereira, a formação é importante para o sucesso da escola integral. “A escola de tempo integral é uma revolução na vida escolar, não só para os alunos, mas à gestão, aos professores, por causa do acompanhamento. E o monitoramento é um elemento chave para o acompanhamento. Esse é o diferencial. Quando nos reunimos em uma formação trocamos experiências para além do que trazem os formadores. O objetivo da escola de tempo integral é o jovem, com a concretização dos projetos de vida e é nesse monitoramento de processos, nesse acompanhamento diário, que nós fortalecemos essa escola”, pontuou.

“Toda a fala da formação é focada no aluno e seu projeto de vida. Viver esse modelo não é fácil, mas a formação vem dar esse suporte quanto aos processos que são implementados na escola, considerando as diversidades, a rotina, o chão da escola. A formação vai nos potencializar para uma ação mais eficaz dentro da escola, principalmente no acompanhamento”, afirmou a diretora de educação da URE São Luís, Samira Trindade.

Fonte: Seduc
22/07/2019

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