15/07/2016 8:07 pm

Gestores e técnicos elogiam governo pela realização do encontro do Censo Escolar

Técnicos da capital e dos demais municípios maranhenses participaram da formação

Depois de três dias de palestras, debates e relatos de experiências sobre o processo censitário e alterações propostas no Educacenso deste ano, foi encerrado, nesta sexta-feira (15), o Encontro Estadual do Censo Escolar 2016, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O evento contou com a participação de técnicos e secretários municipais de educação e técnicos e gestores das 19 Unidades Regionais da Educação (URE’s), além de gestores da rede particular de ensino.

O Censo Escolar é o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro sobre as diferentes etapas e modalidades de ensino da Educação Básica e da Educação Profissional. É, também, uma ferramenta indispensável para que a sociedade conheça a situação educacional do país, dos estados, dos municípios e das escolas e possa acompanhar a execução e efetividade das políticas públicas.

A formação foi destinada aos técnicos que vão atuar diretamente na realização do Censo Escolar, fazendo o levantamento de dados de matrícula inicial com atualização do cadastro da escola, turmas, dados civis e educacionais de alunos e dados civis, funcionais e acadêmicos dos docentes.

“O censo é muito importante para que a gente possa conhecer a nossa escola. Por isso, as informações precisam ser coletadas de forma correta e este treinamento nos trouxe um grande embasamento para executarmos esse levantamento de dados,” destacou Maria Francisca Alves, gestora da URE de Itapecuru.

Para outros técnicos o novo modelo de treinamento desenvolvido pela Seduc, de forma mais coletiva, traz melhores resultados. “O treinamento realizado desta forma com todas as regionais, permitiu a troca de experiências entre os técnicos dos municípios, das regionais. Dessa forma, todos podem contribuir e ter uma ideia do que acontece no estado todo. Com certeza o resultado do censo deste ano será muito melhor. Parabéns a equipe de estatística e ao governo por esse evento”, disse Janilson Santos Ferreira, técnico do município de São João Batista.

“Estão todos de parabéns pelo treinamento! Isto mostra o compromisso do governo em querer melhorar a educação do Maranhão, pois quanto melhor for o desempenho de cada técnico, na coleta de dados no censo, mais possibilidade o governo terá de continuar melhorando a qualidade da educação pública no nosso estado”, afirmou Silvio Sarges, técnico da URE de Pinheiro.

“Hoje, o desafio do governo e de quem faz a educação no Maranhão é elevar o nível educacional do nosso estado, tirando dessa condição desconfortável de piores indicadores. O governo tem feito muito, mas precisa continuar trabalhando e só com um censo bem feito, podemos identificar as demandas educacionais e estabelecer políticas públicas adequadas que transformem o estado, num estado voltado para a educação”, destacou a gestora da URE São Luís, Eva de Morais.

O superintendente de Estatísticas Educacionais da Seduc, Mário Alberto Xavier Gomes, ressaltou que “agora, de volta às suas cidades, os técnicos e gestores irão disseminar junto às suas escolas, as informações recebidas aqui, para que todos os envolvidos na realização do Censo Escolar 2016 tenham a dimensão de que, de fato, seja feito um raio-x da educação em nosso estado. Tenho certeza que com esta formação, os técnicos irão para o Censo Escolar mais preparados”, disse.

Secretário adjunto de Orçamento e Planejamento, Williandickson Azevedo Garcia, destaca ações do governo pela melhoria da educação

O secretário adjunto de Orçamento e Planejamento, Williandickson Azevedo Garcia, representou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, e destacou a importância do processo censitário e do Encontro Estadual do Censo Escolar da Educação Básica, para que a educação possa ter os investimentos que necessita. “É por meio do Censo Escolar que o Governo Federal tem parâmetros para liberar projetos e fazer os repasses de verbas da educação para os municípios, estados e Distrito Federal. Por isso, o censo precisa refletir a realidade da educação de forma fidedigna e esse encontro é fundamental, porque além de avaliar o censo anterior, apontamos caminhos para melhorar a coleta de dados. Outro aspecto muito importante nesse encontro foi a socialização de experiências exitosas nos municípios. A ideia é que tenhamos uma coleta equânime, que todos possam atingir o objetivo esperado”, ressaltou.

Williandickson enfatizou, também, o compromisso e as muitas ações da gestão realizada pelo governador Flávio Dino em prol da melhoria da qualidade da educação no Maranhão, como o Programa Escola Digna, que, para assegurar condições necessárias para o ensino de qualidade nas escolas, está reconstruindo, reformando e realizando manutenções nos prédios escolares, além de construir unidades de alvenaria que substituirão escolas de taipa, realidade ainda presente em muitos municípios maranhenses.

Dentre as outras ações realizadas estão: o concurso público para professor; unificação das matrículas dos profissionais; e a eleição para escolha de gestor escolar, envolvendo, de forma democrática, mais de 400 mil eleitores (pais, estudantes e professores); e uma série de outras ações que estão mudando a educação do Maranhão.

“Os técnicos presentes nesse encontro terão uma grande responsabilidade na continuidade destas ações, porque o resultado do trabalho deles irá definir a quantidade recursos que teremos para investir na educação”, pontuou o secretário adjunto Williandickson Azevedo.

Texto: Regina Souza
Fotos/Divulgação