11/06/2016 3:06 pm

Gestores Escolares discutem Projetos do ‘Cultura na Escola’

Gestores debatem sobre educação e cultura nas Escolas

Apresentar e discutir ações e projetos voltados para o desenvolvimento do Programa Educação e Cultura nas Escolas. Esse foi o objetivo da reunião promovida, nesta sexta-feira (10), pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com gestores escolares da Unidade Regional de Ensino (URE) São Luís, no auditório do C.E. Benedito Leite, no Centro.

“Nesta reunião, além de apresentar esse cardápio cultural dentro da Supervisão de Educação e Cultura, nós queremos incentivar os gestores a criarem uma agenda cultural dentro da escola, propiciando ao estudante a oportunidade de ser protagonista da ação diante das atividades culturais como música, teatro e dança”, destacou o supervisor de Educação e Cultura da Seduc, Celso Reis.

O Programa Educação e Cultura envolve vários projetos e programas que visam envolver a comunidade escolar em atividades por meio das quais os estudantes possam ser os protagonistas do fazer e do saber cultural.

Dentre os programas, o ‘Relação Escola/Comunidade’ e o ‘Mais Cultura nas Escolas’, que são federais. Além dos estaduais ‘Música nas Escolas’ e o ‘Bandas e Fanfarras’, que fazem parte do ‘Núcleo de Competência Musical’, que fica no C.E. Jornalista João Lisboa e contempla 12 escolas do Centro de São Luís.  A partir desta experiência, a ideia é implantar um Núcleo de Competência em cada polo educacional.

Para a professora Eva de Moraes, gestora da URE São Luís, a parceria entre a Regional e a Secretaria Adjunta de Projetos Especiais da Seduc visa desenvolver e fortalecer ações que promovam entre os alunos as habilidades culturais. “Essa pareceria vem reforçar a nossa percepção de que é fundamental desenvolver não só as habilidades dos conteúdos em sala de aula, mas também desenvolver nesses alunos habilidades lúdicas para a cultura e todas as suas formas de expressão”, destacou a gestora da URE.

Fotos/Divulgação