5/11/2019 2:42 pm

Gestores escolares recebem orientações sobre prestação de contas

Com o objetivo de aprimorar o desempenho nas prestações de contas dos recursos recebidos pela escola, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou, segunda-feira (4), o ciclo de formação de147 gestores escolares dos 12 polos da Unidade Regional de Educação (URE) de São Luís. A formação segue até esta quarta-feira (6), das 8h30 às 12h, e das 14h às 17h, no auditório da URE.

A formação iniciou debatendo os recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Nesta terça-feira (5), o tema é o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e, na quarta-feira (6), encerrando o ciclo, as informações serão relativas ao Fundo Estadual de Educação (FEE).

O responsável pela prestação de contas da alimentação escolar, Josivan Sousa, ressaltou a importância da formação para os gestores e afirmou que as prestações de contas devem ser feitas de maneira adequada para garantir os recursos para o próximo ano.

“Estamos aqui tratando sobre a prestação de contas da alimentação escolar para que possamos garantir o recurso do PNAE para o ano de 2020. Esses momentos são de suma importância para que os gestores não incorram em erros e suas prestações de conta sejam posteriormente reprovadas”, revelou.

“Essa formação é fundamental, porque passa a mediar o nosso trabalho junto à escola para utilizar melhor os recursos. Então, trabalhar baseado no que a Lei e as orientações da Seduc passam nos dá uma garantia de que o recurso está sendo aplicado de forma correta. O desconhecimento nos faz errar e a informação nos faz acertar”, declarou o diretor geral do Centro de Ensino Liceu Maranhense, Deurivan Rodrigues Sampaio.

Teresinha Nogueira, gestora do CE Paulo Freire, localizado no bairro do Turu, revelou que não basta receber os recursos e usá-los, é necessário prestar contas e mostrar como foram utilizados.

“O recurso público é destinado para uma determinada atividade e terá que ser aplicada naquela ação, e a prestação de contas vai provar que nós recebemos os recursos e executamos como deveria ser. Nós sempre temos uma dúvida e é necessário a gente se atualizar, pois tem uma resolução nova, uma portaria e é importante que estejamos informados para melhor fazer”, explicou a gestora.

“Prestar contas não é tão simples e é nosso dever, como administração pública, capacitar o quadro funcional, continuamente, para oferecer melhores condições no atendimento nas escolas”, explicou a gestora da URE de São Luís, Adelaide Diniz.

Fonte: Seduc
Texto: Antônio Figueiredo
Fotos: Antônio Martins
05/11/2019

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI