2/08/2017 4:35 pm

Gestores municipais de educação elogiam assessoria técnica-pedagógica aos 85 municípios atendidos pelo Escola Digna

????????????????????????????????????

Formação de Articuladores Pedagógicos Regionais e municipais realizada pelo governo no 1º semestre

“O programa Escola Digna atende a uma demanda reprimida dos municípios no tocante à construção de prédios escolares dignos e estruturados em comunidades rurais distantes da sede, mas, além disso, o programa atua numa frente fundamental para a melhoria da educação, que é a capacitação pedagógica dos educadores. A assessoria pedagógica ofertada pelo governo vem num momento em que os municípios se veem praticamente impossibilitados de garantir formações continuadas para seus educadores, porque os recursos do governo federal para a educação foram reduzidos. Então, essa parceria do Governo do Maranhão nos traz perspectivas de avançarmos juntos na melhoria da educação nos nossos municípios”. O depoimento é de Cleomar Tema, prefeito de Tuntum e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem).

Tuntum é um dos 85 municípios atendidos pelo Governo do Maranhão, por meio do Programa Escola Digna, onde estão sendo construídas cinco Escolas Dignas em substituição a prédios inadequados. Além de substituir escolas com instalações inadequadas por prédios de alvenaria, que ofereçam estrutura digna para o ensino e aprendizagem, o Escola Digna leva assessoria técnico-pedagógica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) aos municípios beneficiados pelo programa. A ação consiste na formação pedagógica das equipes municipais de educação, que consequentemente desenvolverão em seus municípios formações continuadas junto aos gestores escolares, coordenadores e professores.

????????????????????????????????????

Assessoria técnico-pedagógica do ‘Escola Digna’ tem envolvido profissionais da educação de 85 municípios maranhenses

Nas duas primeiras formações continuadas realizadas no primeiro semestre deste ano, em São Luís, a Seduc capacitou articuladores pedagógicos regionais e municipais, que ao voltarem às suas cidades estão atuando como formadores/multiplicadores das informações e conhecimentos junto aos gestores e coordenadores escolares, com o intuito de melhorar a qualidade da educação ofertada pelos municípios.

No total, quase seis mil gestores e coordenadores escolares de 4.072 escolas dos 85 municípios já receberam formação pedagógica pelo Programa Escola Digna. Além das formações, dentro do eixo Gestão, o governo já distribuiu quase seis mil cadernos pedagógicos de orientações aos gestores escolares municipais.

Gestores municipais avaliam a assessoria pedagógica como um marco histórico no aspecto da união de forças entre o Estado e os Municípios em prol da melhoria da educação pública ofertada aos maranhenses.

“O suporte que o governo dá aos municípios com a assessoria pedagógica é fundamental nessa tarefa de melhorar a educação no Maranhão. No nosso município está ajudando a alavancar a educação, está resgatando a credibilidade junto à comunidade. Este ano conseguimos recuperar quase 500 alunos que haviam deixado a escola, ao mesmo tempo em que houve redução na evasão escolar. Isso é reflexo da melhor estrutura dos prédios construídos pelo governo e da capacitação promovida pela Seduc, o que traz mais ânimo a nós gestores municipais”, avaliou Idan Torres Chaves, prefeito de Santa Filomena, município que já recebeu três Escolas Dignas construídas pelo Governo do Maranhão.

“O Governo do Maranhão acertou em cheio nessa assessoria pedagógica para melhorar a educação. Se o governo não estivesse dando essa força, seria difícil bancar uma formação para os professores porque a verba que o governo federal manda para a educação está cada vez menor. Então a ajuda do governo estadual é muito importante”, destacou Francisco Vieira Alves, conhecido como ‘Xixico’, prefeito de São João do Carú.

“O programa já está impactando muito na educação dos municípios, principalmente em relação à gestão escolar. Com as formações, o ‘Escola Digna’ tem mostrado o verdadeiro papel do gestor e do supervisor dentro do ambiente escolar, e isso tem melhorado bastante o trabalho desenvolvido em nossa rede. O programa tem nos mostrado que a educação é uma construção coletiva”, pontuou Izamara Silva, secretária municipal de Educação de Presidente Juscelino.

“Alguns de nossos gestores entraram agora, então isso tem fortalecido muito o trabalho deles e o entendimento sobre o papel que eles devem desempenhar. Muitos gestores nos falam que estão se sentindo mais seguros para atuar na escola, tanto na parte administrativa, como na parte pedagógica, e isso é muito gratificante para a gente, ver que a assessoria está impactando positivamente”, declarou a formadora do Escola Digna no município de Presidente Juscelino, Ana Ruth Vieira.

Neste segundo semestre, a assessoria continua com a realização da 3ª Formação dos Articuladores Pedagógicos Regionais e Municipais, no período de 28 de agosto a 1º de setembro, em São Luís, e, também, com acompanhamento dos Encontros Formativos Municipais com os Gestores Escolares e Coordenadores Pedagógicos. Além da distribuição de mais 5.600 novos cadernos pedagógicos. Nesta próxima etapa, a formação será direcionada aos professores. A meta do programa, até o fim de 2018, é garantir a formação de mais de 41 mil profissionais da educação nestes 85 municípios, entre gestores escolares, coordenadores e professores.

“O governador Flávio Dino tem a sensibilidade de enxergar que não adianta investir somente na educação, que é responsabilidade do Estado – Ensino Médio -, se os alunos chegam de sua base sem condições mínimas para o efetivo aprendizado. Esse tem sido um dos maiores diferenciais do Escola Digna, contribuir de variadas formas para que a escola seja um espaço de efetiva aprendizagem e de participação e mobilização social. Afirmo que o Escola Digna está sendo o grande instrumento de transformação da educação no nosso estado”, enfatizou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Fonte: Seduc

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI