5/08/2019 7:31 pm

Gestores municipais de Educação participam de seminário que apresenta resultados da 1ª avaliação do Seama

Gestores municipais de Educação de mais de 200 cidades do Maranhão participaram do seminário sobre avaliação do ensino

“O legado mais verdadeiro, mais profundo e leal que nós podemos deixar para o Maranhão é que os nossos estudantes aprendam de verdade e tenham sucesso na vida”. Esta foi a mensagem do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, durante a apresentação dos resultados da 1ª avaliação diagnóstica do Seama (Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão), nesta segunda-feira (5), para representantes de 215 municípios maranhenses que aderiram ao Sistema.

Os resultados foram obtidos após análise da primeira avaliação do Sistema, que de forma inédita foi realizada nos dias 11 e 12 de junho deste ano. Ao todo, 214.368 estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio participaram da primeira avaliação. Na ocasião, foram aplicadas provas de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes de 3.885 escolas das redes públicas de 215 municípios e da Rede Estadual do Maranhão.

De acordo com o secretário Felipe Camarão, o Seama visa apresentar as principais dificuldades encontradas pelos estudantes nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, para que os gestores possam intervir e atuar de forma pedagógica mais apropriada, garantindo os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes da rede pública maranhense.

“Precisamos focar em intervenções pedagógicas sérias, que garantam a aprendizagem efetiva dos estudantes. Profissionalizar a gestão escolar. Garantir que os professores ensinem com qualidade. Estamos realizando essas conversas com cada gestor municipal, para explicar a eles a importância dos processos pedagógicos, da rotina pedagógica, das ações voltadas à aprendizagem de nossos estudantes, porque ao fim é isso que resolverá o problema da educação maranhense”, reforçou.

Inédito no Maranhão, o Seama foi instituído pelo Governo do Estado como política de acompanhamento das escolas, de seus indicadores educacionais e da melhoria na aprendizagem dos estudantes maranhenses. A ação, que é integrante do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem, agradou dirigentes municipais, como conta Íris Gouveia, coordenadora de educação da Secretaria Municipal de Educação de Satubinha, um dos municípios em que 100% dos estudantes participaram da Avaliação Estadual.

“Vejo essa iniciativa do Governo do Estado em adotar um sistema de avaliação estadual de suma importância, porque a partir de então, teremos um diagnóstico importante sobre o nível de desenvolvimento dos nossos alunos, sobre a educação ofertada nos municípios, no estado. E assim teremos uma base com resultados reais para planejar e intervir no processo educacional”, declarou Íris Gouveia.

“As avaliações do Seama trouxeram um diagnóstico com dados importantes para que todos nós, que estamos nos municípios, possamos ter uma noção dos avanços e retrocessos, e sabermos onde precisamos melhorar. Isso será uma base importante para traçar nossas ações para uma educação mais eficaz”, comentou o secretário municipal de Educação de Marajá do Sena, Jansen Müller.

Dos municípios que aderiram ao Seama, 19 conseguiram 100% de participação dos estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Dentre eles, está o município de São José de Ribamar, que parabenizou a iniciativa. “Com o Seama nós esperamos efetivamente obter resultados significativos na aprendizagem. Os municípios se ressentiam de uma política educacional estadual que norteasse, que definisse diretrizes a serem trabalhadas em todo estado. Agora, com o abraço do governo, de mãos dadas com os municípios, nós reconhecemos que temos condições para dar o salto que precisa ser dado na educação do Maranhão”, disse Joana Marques, secretária de Educação de São José de Ribamar.

“Os dados da avaliação estadual trazem para nós uma referência sobre onde estamos conseguindo avançar, onde estão as nossas necessidades e onde devemos focar mais daqui pra frente. Com isso, teremos agora uma referência de estado e de município, que antes tínhamos só através das avaliações nacionais que eram macro. Agora, temos um diagnóstico regionalizado”, disse Hilton César Neves da Silva, representante da Semed de Presidente Vargas.

Próxima Avaliação

Nos próximos dias 20 e 21 de agosto, será realizada a 2ª etapa da avaliação do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão, em todo o Estado. É esperado que cerca de 280 mil estudantes das redes municipais e estadual participem das provas.

Texto: Luana Müriella
Fotos: Lauro Vasconcelos