Gestores e professores de Língua Portuguesa e Matemática dos 36 Centros Educa Mais do Governo do Estado, participam até sexta-feira (11), no auditório do Centro Educa Mais João Francisco Lisboa (Cejol), de formação em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE). A capacitação trabalhará sequências didáticas nas três séries do Ensino Médio, com foco nas habilidades e competências básicas de Língua Portuguesa e Matemática.
A formada é ministrada pelos professores Marcelo Falcão Oliveira (Matemática), de São Paulo, e Ana José dos Santos (Língua Portuguesa), de Recife. A ideia é estimular a aprendizagem dos alunos nesses componentes curriculares com uma nova metodologia, mais interativa e dinâmica, estímulo a boas didáticas, tudo para o desenvolvimento integral dos estudantes em todas as suas dimensões.
“O governador Flávio Dino e o secretário de Educação Felipe Camarão, estão empenhados em elevar o IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] do Maranhão. Hoje, nessa formação de nivelamento, com foco em Português e Matemática, é mais um passo para nós alcançarmos esse objetivo. Por isso é tão importante a formação com professores e gestores da rede Educa Mais”, destacou o Secretário Adjunto da Seduc André Bello.
Ao longo da capacitação, os professores foram divididos por componente curricular, onde debateram sobre os pontos fortes e planejaram ideias para combater os pontos negativos, também foi apresentado aos professores a sequência didática, que é um recurso muito importante para definir um procedimento encadeado de passos, ou etapas ligadas entre si para tornar mais eficiente o processo de aprendizado.
“Eu vejo que esses momentos são de fundamental importância, porque interagimos com outros pares, outros colegas de Língua Portuguesa que compartilham as suas práticas, partilham muito das suas experiências, e o trabalho de Língua Portuguesa não pode estar dissociado com o trabalho dos gêneros discursivos, por isso que são momentos importantes ‘pra’ motivação, mobilização dos professores que serão os multiplicadores no estímulo aos alunos”, revelou a professora Ana José dos Santos.
“Eu acho que é um momento muito importante, quando a gente reúne educadores, principalmente de Matemática, tão carente no nosso país, para que a gente possa discutir e debater sobre possibilidades, sobre metodologias e dificuldades de aprendizagem que a gente, enquanto professor de escola pública, pode fazer para atingir nossos alunos para proporcionar a eles uma educação de qualidade”, completou o professor de Matemática, Marcelo Falcão Oliveira.
Fonte: Seduc
Texto: Matheus Sthwart
Fotos: Lauro Vasconcelos
09/10/2019
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