2/05/2017 3:35 pm

Governador Flávio Dino entrega primeira escola reformada com a mão de obra carcerária

00626_kge_c.e.joao_paulo_ii_multirao_da_liberdade_01_6604537629349255016

U.I. João Paulo II foi escolhida para receber piloto do projeto sobre ressocialização de internos

Sob aplausos e homenagens, 40 carcerários foram recebidos, nesta terça-feira (2), por alunos e professores da Unidade Integrada João Paulo II, localizada no bairro Turu, em São Luís. É que eles foram responsáveis pela realização de um sonho antigo da comunidade escolar: a reforma do espaço. E na manhã desta segunda-feira (2), o governador Flávio Dino entregou a escola novinha em folha, preparada com o capricho pelos internos e internas do sistema prisional do Maranhão, participantes do projeto ‘Mutirão da Liberdade’, provando que o Estado pode, de uma vez só, assegurar educação de qualidade e garantir novas perspectivas de vida a quem está privado de liberdade.

00626_kge_c.e.joao_paulo_ii_multirao_da_liberdade_05_7010642577310806993

Governador cumprimenta interno do sistema carcerário participante do projeto

“O maior problema do Brasil se chama desigualdade. Desigualdade de chances. Nosso Governo fez uma opção clara contra as desigualdades”, disse o governador enquanto conversava com internos e estudantes. “São mais de 500 escolas reformadas e esta é a primeira em que há esta parceria, em que pessoas que estão cumprindo pena ajudaram com o trabalho e isso foi decisivo para que a obra acontecesse. É um modo de realizar dois grandes objetivos, melhorar a educação e ao mesmo tempo propiciar caminho de ressocialização para que esse interno possa exercer uma profissão produtiva e com isso, ao saírem da penitenciária, possam se incorporar ao mercado de trabalho e estarem realmente aptas a ajudarem a sociedade”, defendeu o Flávio Dino.

Esta primeira ação integra o projeto ‘Mutirão da Liberdade’, que objetiva garantir a manutenção de unidades da rede pública estadual de ensino utilizando mão de obra carcerária, a partir da parceria entre as Secretarias de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e da Educação (Seduc). “Uma ideia fantástica, que surgiu sob a orientação do governador Flávio Dino, e nos reunimos para encontrar uma forma de ajudar a ressocialização e ao mesmo tempo cuidar das nossas escolas. Começamos por aqui, uma escola num bairro central, muito populoso de São Luís, onde havia um clamor muito grande e antigo por reforma”, explicou o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão.

00626_kge_c.e.joao_paulo_ii_multirao_da_liberdade_16_2146849510863738319

Secretários Murilo Andrade e Felipe Camarão destacaram potencial de ressocialização de projeto

O secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, disse que inicialmente a comunidade no entorno da escola teve um certo receio com o desenvolvimento do programa, mas que posteriormente todos puderam em seguida ver a importância social da projeto. Ele explicou que a ideia, desde o princípio foi essa, “mostrar para toda a sociedade o que a pessoa que está privada de liberdade pode dar de retorno, mesmo estado encarcerado e, assim, mudar a concepção de tantos de que não é possível dar oportunidades aos egressos do sistema prisional”.

A escola

Uma escola tradicional, fundada na década de 70, a UI João Paulo II não recebia qualquer reforma desde 1998. Agora, recebeu serviços de manutenção, tanto na parte interna, quanto externa. Salas de aula, banheiros, corredores e setores administrativos passarão por pintura, reboco, retelhamento e completa limpeza. A fachada da escola também foi totalmente revitalizada. Outro serviço realizado foi a manutenção da quadra poliesportiva do colégio e implantação de ar condicionado em salas de aula. Até as carteiras foram reformadas pelos carcerários. A reforma beneficia os 1020 alunos e alunas que estudam no local.

Toda a mudança foi acompanhada pelo olhar atento do aluno do 2ª ano, Thiago Costa, 16 anos. Estudando desde 2013 na escola, Thiago comemorou a transformação dupla, uma na estrutura da escola e a outra na vida dos presos. “Eu fiquei muito orgulhoso em saber que conseguimos essa a aparência ótima da nossa escola dando uma segunda chance para eles. Estudo aqui há muito tempo e nunca vi uma reforma, o banheiro da quadra estava desativado e inacessível, as salas precárias, agora fomos beneficiados com uma quadra poliesportiva de beachsoccer e o governado ainda reinaugurou a nossa Horta, desativada há muito tempo”, contou Thiago, que é aluno representante do colegiado e assessorou que foi tudo muito bem acordado, com reuniões constantes entre a Seduc, Seap e comunidade escolar.

Confira mais fotos:

Fonte: Secap