3/06/2019 6:11 pm

Governador Flávio Dino recebe professores que elaboraram o Documento Curricular do Território Maranhense

“Nós temos que perenizar legados e um desses legados mais poderosos que eu desejo muito solidificar é esse da educação, espelhado no IDEB, que tem que continuar a crescer, e espelhado em uma institucionalidade que garanta que qualquer que seja o governo não haja retrocesso”. Com essas palavras, o governador Flávio Dino recebeu, nesta segunda-feira (3), no Palácio dos Leões, os professores que elaboraram o Documento Curricular do Território Maranhense para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Parte integrante do Pacto Estadual pela Aprendizagem, o documento foi construído ao longo de 2018 e servirá de base para que as escolas elaborem seus Projetos Político-Pedagógicos (PPP) e planos de aulas de seus docentes, em todo o estado.

Milhares de educadores e profissionais da educação participaram da sua elaboração, por meio da participação de diversas consultas públicas, e encontros regionais e estaduais realizados em todo o estado. O documento é resultado de um trabalho conjunto da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Conselho Estadual de Educação (CEE), da União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) e com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O coordenador estadual da Base Nacional Comum Curricular/Undime, Alberto Louzeiro, declarou que se sentiu lisonjeado em ter sido convidado pelo governador Flávio Dino para participar deste momento, e, mais ainda, por ter contribuído com a elaboração deste importante documento para a educação maranhense. “O Maranhão é um dos poucos estados que já aprovou o currículo do território maranhense. Temos certeza que nossos estudantes só têm a ganhar com isso. E estar aqui hoje, nesse momento, sendo reconhecido pelo governador Flávio Dino, é muito gratificante”, destacou.

Para a coordenadora estadual da BNCC representando a Seduc, Socorro Fortes, a reunião com o governador foi um momento ímpar e muito motivadora. “É extremamente agraciante, nos sentimos motivados, estimulados, e ele como professor sabe o quão importante é termos um documento como esse”, declarou.

“É uma honra muito grande ter esse documento hoje estabelecido. É a realização de uma expectativa que eu tinha, uma necessidade de termos um documento orientador, que dialogasse com o restante do país”, enfatizou Maria de Oliveira Moraes Pereira, que há quase três décadas atua como professora no município de Pinheiro. Ao ser questionada sobre seu encontro com o governador, a educadora foi enfática: “é uma honra. Sermos reconhecidos pelo governador do Estado é uma honra”, afirmou.

O governador Flávio Dino parabenizou o empenho de todos os educadores que ajudaram na elaboração do documento e destacou a importância do trabalho que vem sendo executado para que se tenha uma educação de qualidade para todos os maranhenses. “Mudar a educação do Maranhão não é uma tarefa de uma pessoa ou de poucas, tampouco é uma tarefa de um ano ou de pouco tempo. Pelo contrário, é uma tarefa que exige o engajamento de milhares de pessoas e é uma tarefa que exige continuidade. Um dos nossos objetivos hoje é garantir a perenidade, a continuidade e a sustentabilidade do futuro nesse esforço gigantesco que nós estamos fazendo, para transformar a educação maranhense”, ponderou.

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, destacou que o documento é o resultado de um trabalho conjunto, que ouviu milhares de educadores e profissionais da educação, e representa uma grande vitória para o Maranhão, por ser um dos poucos estados a avançar nessa questão. “Aqui, temos um trabalho que é fruto de milhares de educadores e profissionais da educação que participaram da sua elaboração, nas consultas públicas, nos encontros regionais e estaduais realizados em todo o estado. Parabenizo todos esses profissionais por terem nos ajudado a escrever mais esse capítulo vitorioso no livro da educação maranhense”, ressaltou o secretário.

Fotos: Lauro Vasconcelos