30/10/2016 8:32 pm

Governador Flávio Dino vistoria obras do programa Escola Digna na cidade de Newton Bello

Foto-1-Lauro-Vasconcelos-Escola-Digna-1-1024x540

Fachada da Escola Municipal São José, que está na fase de acabamento. Foto: Lauro Vasconcelos/Seduc

O Governador Flávio Dino, vistoriou, nesta sexta-feira (28), no município de Newton Bello, mais uma unidade do Programa Escola Digna no Maranhão, a Escola Municipal São José, localizada no Assentamento Santa Luzia, construída em parceria com empresa Quick House. Ao lado do secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, o governador conversou com os alunos e professores e visitou as instalações que estão em fase de acabamento.

“Essa escola que visitamos hoje foi feita com uma tecnologia nova e pude comparar que é um espaço escolar muito melhor para os alunos e professores. Nós estamos trabalhando para que os recursos públicos cheguem às pessoas que mais precisam. Historicamente essas pessoas sempre tiveram seus direitos negados e a minha presença hoje, aqui, é para afirmar que o governo está determinado a garantir que dinheiro público seja aplicado em favor de todos e essa é a grande mudança política que estamos fazendo. Ainda há muito por fazer, mas hoje o Maranhão tem um governo que combate a desigualdade, as injustiças e luta por direitos para todos e a prova está aqui com a Escola São José, no Assentamento Santa Luzia”, enfatizou o governador Flávio Dino.

Governador Flávio Dino visitou sede atual da escola, que funciona em uma casa alugada improvisada. Foto: Lauro Vasconcelos/Seduc

A escola foi construída por sistema modular, com um investimento de mais de R$ 388 mil e beneficiará 53 alunos das séries iniciais do pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental. O prédio conta com duas salas de aula; sala multimeios; diretoria; banheiros; cozinha e pátio central. A Escola Municipal São José funcionava antes em uma casa alugada e inapropriada para a comunidade escolar.

Após a conclusão e entrega da nova escola aos alunos e professores, esta será a segunda unidade do Programa Escola Digna construída pelo Governo do Estado e entregue às prefeituras municipais em substituição às escolas de taipa, palha, barro ou estrutura inadequada para o ensino e a aprendizagem.

“Entregamos já a primeira unidade em Fortaleza dos Nogueiras e esta está praticamente pronta, além disso, temos outras dezenas em construção, consolidando, dessa forma, uma de nossas metas, que é dar dignidade para as pessoas poderem estudar e aprender. É por isso que o programa Escola Digna é um marco na história da educação maranhense, porque possibilita que as pessoas tenham acesso à infraestrutura necessária para a sua formação cidadã e com qualidade”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

A professora Catiane de Lima Dutra, que é responsável pela escola, destacou que o novo espaço possibilitará, sobretudo, a melhoria da qualidade do ensino. “Agradeço ao governador Flávio Dino pela escola e tenho certeza que será muito melhor do que antes, porque tínhamos somente uma sala, não podíamos desenvolver um trabalho melhor com as crianças e agora vai melhorar a aprendizagem dos nossos alunos”, apontou.

O secretário municipal de Educação,
Eri Rocha, ressaltou a importância da obra para atendimento da demanda do povoado. “Essa obra foi esperada por muito tempo. O Escola Digna é uma ação importante porque está revolucionando a estrutura do ensino público. Com a nova escola, vamos poder atender mais alunos, que não precisarão mais se deslocar para a sede do município para estudarem. Isso, sem dúvida vai impactar na educação de Governador Newton Belo”, destacou.