7/07/2020 5:33 pm

Governo abre chamada pública para estudantes do CEIMA e CLC interessados em migrar para o Iema Idiomas

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) convida os estudantes matriculados no 1º semestre de 2020 no Projeto Centro de Línguas e Cultura do Maranhão (CLC), interessados em dar continuidade ao curso por meio do Iema Idiomas. Os estudantes interessados deverão fazer adesão aos cursos ofertados pela instituição, por meio de Chamada Pública, aberta de 8 a 17 de julho. Ao todo, serão ofertadas 1.010 vagas no Curso de Língua Inglesa, distribuídas nos diversos níveis, para adesão.

Nesse primeiro momento, o curso será destinado aos estudantes atualmente matriculados no Centro Línguas e Cultura do Maranhão (CLC) e o Centro de Ensino de Idiomas do Maranhão (CEIMA), para que deem continuidade aos seus cursos que eram ofertados por meio de parceria entre a Secretaria e Universidade Federal do Maranhão (Ufma). Os interessados deverão preencher o Formulário Eletrônico de Adesão, disponível no site http://web.iema.ma.gov.br/inscricao_iema_idiomas, até o dia 17 de julho.

Para preencher o Formulário Eletrônico de Adesão, primeiramente o estudante deverá efetuar o Cadastro para acesso ao Sistema, inserindo informações, como CPF, e-mail e criação de senha. Após o cadastro realizado, o estudante deverá fazer login com o CPF e a Senha de Acesso criada.

O resultado da adesão será divulgado no dia 22 de julho e a matrícula dos estudantes ocorrerá no período de 23 a 29 de julho. As aulas estão previstas para iniciar a partir do dia 10 de agosto.

Iema Idiomas
O Iema Idiomas é a mais nova Unidade Vocacional do Instituto e abrirá suas portas a partir do 2º semestre de 2020. A unidade ficará sediada na Rua Portugal, Centro Histórico de São Luís. A proposta da unidade é promover o ensino de diversos idiomas para adolescentes, jovens e adultos maranhenses com foco na efetivação do ler, escrever, ouvir e falar em reais situações comunicativas, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades linguísticas, de forma a proporcionar, além do conhecimento linguístico, o aprimoramento da formação profissional, cultural e social, integrando, assim, os estudantes a uma sociedade plural e globalizada.

O primeiro edital, disponibiliza 1.010 vagas para curso de Inglês, sendo 731 para turmas do nível Básico (I, II, III e IV); 174 para o nível Intermediário (I e II) e 105 vagas para o nível Avançado (I e II).

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, esse é apenas o primeiro edital. Ainda neste 2º semestre, há a previsão de oferta para outros idiomas. “Esse é mais um compromisso que firmamos que cumpriremos. O Iema Idiomas já era um projeto que a Secretaria estudava, para possibilitar o estudo de idiomas para os estudantes maranhenses. Com o fim do convênio com os cursos ofertados com o CLC, nesse primeiro momento estamos priorizando estudantes matriculados lá para que deem continuidade aos seus cursos. Caso sobrem vagas para este edital específico, abriremos para que outras pessoas possam participar. Além disso, novas turmas serão abertas, inclusive com outros idiomas, possibilitando que muitas pessoas possam se aprimorar em outra língua”, destacou o secretário.

EDITAL IEMA IDIOMAS