11/07/2016 6:26 pm

Governo abre ‘Encontros Regionais de Gestão Governamental’ nesta terça-feira (12)

Para debater, avaliar e ampliar a experiência no âmbito da Administração Pública com servidores do todo o estado, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos (Secap) e da Gestão e Previdência (Segep), abre, nesta terça-feira (12), o Encontro Regional de Gestão Governamental. Ao longo do mês de julho, encontros serão realizados em 12 diferentes municípios a fim de reunir servidoras e servidores estaduais comissionados para discutir o tema “Desenvolvimento e Mudança no Maranhão”.

No centro do debate, a agenda governamental e a importância das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do Estado. De acordo com o secretário de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos, Márcio Jerry, este é um momento de integração. “É um encontro de muita importância pelo que representa na integração das equipes, no balanço das atividades realizadas e alinhamento para os desafios futuros”, destacou o secretário Márcio Jerry.

Para a secretária de Estado da Gestão e Previdência, Lílian Guimarães o encontro é de suma importância, pois além de oportunizar o diálogo e a troca de experiências entre as mais diversas áreas governamentais, amplia a participação dos servidores. “Esse é um momento muito importante para todos que compõem a equipe do Governo do Maranhão, pois estamos ampliando a participação dos servidores na agenda governamental e na execução das políticas públicas”, afirmou ela.

Na oportunidade, será possível avaliar a atual gestão do Governo do Estado e as prioridades e perspectivas para os próximos meses, apresentando conceitos como Gestão de Políticas Públicas, Republicanismo, Administração Gerencial, Desenvolvimento e Ambiente Macroeconômico.

Em cada um dos 12 municípios onde serão realizados os encontros serão convocados os servidores das cidades circunvizinhas. O calendário começa com São Luís, no dia 12 de julho, seguido por Pinheiro (13), Codó (14), Imperatriz (15), Bacabal (19), Chapadinha (20), Barra do Corda (21), Timon (22), Balsas (26), Rosário (27), Santa Inês (28) e encerra em São João dos Patos (29).

Inscreva-se aqui.

Diálogo permanente

O envolvimento dos servidores públicos como agentes da transformação do Maranhão, foi um marco desta edição do evento. Encantada com tantas obras e programas inéditos, apresentados na ocasião, a funcionária do setor administrativo do Viva, Clélia Silva, de 44 anos, destacou o volume de iniciativas já executadas somente no primeiro ano.Em dezembro de 2015, cerca de 3,5 mil servidores públicos do Maranhão participaram do 1° Encontro de Gestão Governamental promovido pelo Governo do Estado. O evento ampliou a participação dos servidores na agenda governamental e na execução das políticas públicas.

“São muitas ações sendo desenvolvidas. Um dos programas mais interessantes é o ‘Mais IDH’, com acesso aos serviços de documentação para os civis, serviços médicos e projetos na educação. Percebe-se que é um conjunto de projetos que reduzem as desigualdades e oferecem novas oportunidades de vida às pessoas”, disse.

Na edição de 2015, Airton Almeida, de 60 anos, funcionário público do Estado, lotado na Secretaria de Estado de Segurança Pública, destacou que o foco no trabalho logo no início do primeiro ano de mandato foi decisivo. Para ele também, a iniciativa de prestar contas, fazendo um balanço de onde foi aplicado o dinheiro público é a materialização da gestão de transparência. “Essa é a melhor forma de se mostrar como se realiza uma administração pública. Tudo que tem sido feito pelo Governo, tem sido mostrado de forma clara e pública. A gestão está de parabéns”, avaliou Airton.

Fonte: Secap