6/09/2016 9:05 pm

Governo abre novas inscrições para processo seletivo de voluntários alfabetizadores do “Sim, eu posso”

imageO Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), abrirá, no período de 12 a 16 deste mês, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, as inscrições para o processo seletivo a fim de preencher vagas do quadro de ‘Voluntários Alfabetizadores’ para atendimento ao ‘Projeto de Mobilização pela Alfabetização/ Projeto Jornada de Alfabetização do Maranhão – “Sim, Eu Posso” – Círculo de Cultura’.

As inscrições serão realizadas nos municípios de: Jenipapo dos Vieiras (Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jenipapo dos Vieiras – Av.); Itaipava do Grajaú (Prefeitura Municipal de Itaipava do Grajaú); Água Doce

(Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Água Doce do Maranhão); Santana do Maranhão (prédio ao lado do Conselho Tutelar de Santana do Maranhão, nº 20); e São Raimundo do Doca Bezerra (Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Raimundo do Doca Bezerra – Rua Antônio Neto)

Ao todo serão oferecidas 43 vagas para Alfabetizadores, de acordo com os quadros de distribuição para os cinco municípios e seus povoados contemplados com o projeto, de acordo com edital disponível no site da educação ( www.educacao.ma.gov.br ).

O candidato deverá preencher e assinar a ficha de inscrição contida no edital e apresentar a cópia acompanhada de originais dos seguintes documentos: Cadastro de Pessoa Física (CPF); Carteira de Identidade; comprovante de residência; comprovante de escolaridade; diploma acompanhado de Histórico Escolar de Ensino Médio, diploma acompanhado de Histórico Escolar de Ensino Superior, ou Declaração (original) de Curso de Ensino Superior caso esteja em andamento; e comprovante de experiência docente e/ou Programas de Alfabetização (contracheque, contrato de trabalho ou declaração original atualizada).

O seletivo consistirá na avaliação de títulos e comprovação de experiência em Programas de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, realizado em etapa única.

Os candidatos classificados para as vagas oferecidas assinarão o Termo de Compromisso com a Jornada de Alfabetização, terão jornada de 20 horas semanais e receberão bolsas mensais.

Programa

imageA Jornada de Alfabetização integra a mobilização pela alfabetização dentro do Plano de Ações ‘Mais IDH’, instituído pelo governo Flávio Dino. O projeto acontece em regime de cooperação com o Movimento Sem Terra (MST), detentor do método de alfabetização ‘Sim, Eu Posso! – Círculo de Cultura’. O desenvolvimento da ação tem, ainda, parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedhipop).

Inicialmente o projeto será desenvolvido em municípios que estão entre os 30 com menor IDH do estado e a meta é atender, nestes municípios, mais de 14 mil pessoas, com idade igual ou superior a 15 anos.

EDITAL SIM, EU POSSO!