12/05/2022 2:52 pm

Governo abrirá inscrições para mais de 200 vagas em cursos ofertados pelo IEMA Escola de Música – “Lilah Lisboa de Araújo”

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou, nesta quinta-feira (12), o edital para o preenchimento de 230 vagas em cursos de Nível Fundamental, em Instrumento Musical e Canto, e de Nível Infantil, em Instrumento Musical e Musicalização, na modalidade presencial, a serem ofertados pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Escola de Música “Lilah Lisboa de Araújo”. As inscrições iniciam na próxima segunda-feira (16) e seguirão até a quinta-feira (19).

As inscrições serão presenciais, no IEMA Escola de Música “Lilah Lisboa de Araújo”, localizado na Rua da Estrela, nº 363, Praia Grande, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os interessados devem apresentar, no ato da inscrição, os seguintes documentos: RG ou CNH; CPF; declaração escolar ou certificado de conclusão do Ensino Médio (para candidatos que já concluíram esta etapa) e comprovante de residência.

Do total de vagas, 70% serão destinadas a estudantes oriundos de escola pública. Neste caso, os candidatos deverão apresentar documentação que comprove estar devidamente matriculado ou ter concluído o Ensino Médio na rede pública de ensino. Além disso, 25% das vagas serão destinadas aos candidatos da Ampla Concorrência e 5% a pessoas com deficiência, neste caso, sendo necessário apresentar cópia de laudo médico emitido nos últimos 12 meses, comprovando a natureza da deficiência, atestando a especificidade, grau ou nível da deficiência.

Os cursos ofertados são destinados à formação musical básica, oportunizando conhecimentos básicos em música. Poderão se inscrever estudantes de oito anos ou mais, de acordo com o especificado em cada curso: de Nível Infantil em Musicalização (08 a 09 anos), de Nível Infantil em Instrumento Musical (entre 10 a 12 anos), de Nível Fundamental em Instrumento Musical e Canto (a partir de 13 anos) e o Curso de Canto (a partir de 15 anos).

Os cursos serão ofertados nos turnos matutino, vespertino e noturno, de acordo com o quadro de vagas informado no anexo I do Edital do Processo Seletivo nº 25/2022.

Os candidatos passarão por testes que serão específicos para cada curso. Para os inscritos no Curso de Nível Infantil em Musicalização, será realizada uma entrevista, na qual o candidato e o seu responsável (maior de idade) serão avaliados por uma banca examinadora, mediante parâmetros de aptidão musical; os candidatos a uma vaga no Curso de Nível Infantil e Fundamental em Instrumento Musical responderão a uma prova contendo 10 questões de múltipla escolha, onde devem ser identificados os parâmetros sonoros (duração, intensidade, altura, timbre), a partir da percepção auditiva.

Já os candidatos a uma vaga no Curso de Nível Fundamental em Canto farão o teste em duas etapas: a primeira fase consiste em uma prova contendo 10 questões de múltipla escolha, em que o candidato deverá identificar os parâmetros sonoros. Seguirão para a segunda etapa os candidatos que alcançarem a média igual ou superior a nota 7,0. Na segunda etapa, o candidato deverá executar um exercício de memória musical, em que será avaliada sua percepção auditiva, e uma melodia de livre escolha, em que será avaliada sua afinação.

Mais detalhes sobre o cronograma das inscrições, seletivo, divulgação de resultados, assim como dos requisitos necessários, quantidade de vagas para cada curso, estão no Edital nº 25/2022 disponível no site da Seduc, no endereço eletrônico: http://www.educacao.ma.gov.br/, de forma presencial no IEMA Escola de Música do Estado do Maranhão “Lilah Lisboa de Araújo”, na Rua da Estrela, nº 363, Praia Grande.

Edital nº 25/2022

Fonte: Seduc

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

 

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI