30/11/2015 9:26 pm

Governo amplia diálogo para fortalecimento da educação quilombola em Saco das Almas

“Quando eu morrer, não quero que morra minha história, porque o que eu fiz é para a geração inteira”.  A frase foi proferida por Claro Patrício, memória viva e uma das lideranças da comunidade quilombola Saco das Almas, município de Brejo, onde uma equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esteve no último domingo (29) para visitas técnicas e reunião com a comunidade escolar daquela região.
O pai do senhor Claro dá nome à escola do Sistema Estadual de Ensino, que está em fase de conclusão, em Saco das Almas. Trata-se do Centro de Ensino Patrício da Cunha Costa.
Gizele Costa Pereira, que é estudante da escola, entende bem a preocupação de Claro. Ela, que ficou em primeiro lugar na regional do Baixo Parnaíba na Olimpíada da Língua Portuguesa, fala em seu artigo sobre a cultura maranhense e a dificuldade de preservação da história. “Nossos jovens não querem participar dos eventos por vergonha e buscam outras culturas que não tem nada a ver com a sua, deixando de lado as belezas de seu povoado”, pontua Gizele em seu artigo.
Dona Eunice mora há quatro anos na comunidade. Ela comenta que repassa para seus três filhos todos os ensinamentos dos antepassados. “Temos que fortalecer a cultura deixada pelos antepassados, mostrando para as crianças a importância de mantê-la viva”, frisou.
Durante a visita, a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, inaugurou a biblioteca da escola, que recebeu o nome do educador Raimundo Bastos. Na ocasião ela pontuou que “a luta pela construção cotidiana da escola passa pelo fortalecimento da identidade cultural da comunidade escolar. Vemos isso aqui, vocês são exemplos de organização e valorização”, destacou.
Projovem
Cumprindo a meta prevista pelo governo Flávio Dino para o município de Brejo, a secretária Áurea Prazeres, reuniu-se com professores e estudantes da região para tratarem sobre o Projovem. Participaram da reunião a gestora regional de Educação (URE) Chapadinha, Leodenes Dahmer Baggio, e a diretora de Educação, Henajéria Soares.
“O início das aulas do Projovem em Brejo será em fevereiro e serão 200 estudantes atendidos. É um passo importante, porque o projeto dá oportunidade aos jovens de 15 a 29 anos, e faz com que eles não parem de estudar depois que saem do Ensino Médio”, assegurou a gestora Leodenes Dahmer Baggio.
Texto: Anne Glauce Freire