1/09/2017 6:16 pm

Governo amplia participação de estudantes da rede estadual em Olimpíada Brasileira de Robótica

thumbnail_DSC_2174“Me sinto privilegiada de estar participando nesta etapa regional dessa competição, disputando com outras escolas. Eu aprendo bastante coisas novas com essa atividade extracurricular”, revelou Geovana Ingrid de Matos Lima, estudante do Colégio Militar 2 de Julho, que integra uma das 15 equipes da rede estadual de ensino participantes do da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada nesta sexta-feira (1º), na sede do IEMA em São José de Ribamar.

De acordo com Supervisão de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o número de equipes participantes saltou de 9 no ano passado para 23 inscritas em 2017, destas, 15 credenciadas e competiram. “Além do número de equipes inscritas, tivemos um aumento no número de escolas estaduais participantes, a exemplo do Colégio Militar 2 de julho, CE Barjonas Lobão, CE Haydee Chaves, todas de São Luís, e o Centro de Educação Integral Educa Mais Poeta Antonio José, de Santa Inês”, apontou a supervisora da Seduc, Akemi Wada.

thumbnail_DSC_2137“A gente superou desafios para chegar até aqui. Transformamos a teoria da sala de aula em prática. Os alunos aprenderam de divertida, foi um aprendizado novo. Com a ajuda do governo, pudemos ter materiais que ajudaram bastante. Como foi nossa primeira participação, temos certeza que isso motivará os outros alunos para participarem das próximas edições e quem sabe chegar a uma etapa nacional”, destacou o professora Diego Marcelo, do C.E. Barjonas Lobão.

Destinada a todos os alunos de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico, em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. A competição é uma das olimpíadas científicas brasileiras apoiadas pelo CNPq, que se utiliza da temática da robótica – tradicionalmente de grande aceitação junto aos jovens – para estimulá-los às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

thumbnail_DSC_2126A OBR possui duas modalidades que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. Anualmente, a OBR elabora e gere a aplicação de provas teóricas e práticas em todo o Brasil, utilizando essa temática.

A modalidade teórica está dividida em seis níveis, de acordo com a escolaridade do aluno, e a modalidade prática, que possui dois níveis distintos: nível 1, voltado aos alunos do atual Ensino Fundamental de 9 anos, e nível 2, para alunos do Ensino Médio, técnico (ou equivalente), incluindo alunos matriculados em cursinho pré-vestibular (em Instituição de Ensino). A etapa final da OBR será realizada no período de 7 a 10 de novembro em Curitiba (PR).

thumbnail_DSC_2201

Fonte: Seduc
Fotos: Lauro Vasconcelos

Contato

Fones:
(98) 3194-7791

E-mail:

gabinete@edu.ma.gov.br
ascom@edu.ma.gov.br

Ouvidoria
0800 280 0166
(98) 3194-7721
(98) 3194-7722

www.ouvidorias.ma.gov.br

Endereço

Rua dos Pinheiros, n.º 15, Qd. 16

Jardim São Francisco

São Luís – Maranhão

CEP: 65076-250

Horário de funcionamento:

Seg a Sex
08:00 às 17:00

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI