19/08/2019 6:54 pm

Governo aplica provas da 2ª avaliação do Seama nesta terça e quarta-feira

Cerca de 82.321 estudantes da 3ª série do Ensino Médio, de escolas da rede pública, realizarão a 2ª avaliação do Seama (Foto: Divulgação)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realiza, nesta terça (20) e quarta-feira (21), a 2ª rodada de avaliações do Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama).

As provas serão aplicadas para estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação tem como objetivo fornecer subsídios às escolas para o redirecionamento de seus projetos e ações pedagógicas, visando maior eficácia de suas intervenções.

Nesta terça-feira, as provas serão aplicadas para 82.321 estudantes da 3ª série do Ensino Médio, de escolas da rede pública estadual. Com duas horas de duração, serão utilizados 21 cadernos de prova de modelos diferenciados, compostos com 52 questões.

Já na quarta-feira, farão as provas estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas de redes municipais e da rede estadual. Ao todo, deverão ser avaliados 197.597, sendo 103.685 estudantes do 5º ano; 93.912 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. As provas serão compostas de 44 questões para o 5º ano do Ensino Fundamental e 52 questões para o 9º ano do Ensino Fundamental.

A previsão é que cerca de 280 mil estudantes das redes estadual e municipais, de 4.242 escolas em todo o Maranhão, participem da avaliação.

Seama

Inédito no Maranhão, o Sistema Estadual de Avaliação do Maranhão (Seama) foi criado pelo Governo do Estado como política de acompanhamento das escolas, seus indicadores educacionais e melhoria na aprendizagem dos estudantes maranhenses. E é uma ação integrante do Pacto pelo Fortalecimento da Aprendizagem e do programa Mais Ideb.

Esta é a 2ª avaliação realizada por meio do Sistema. As provas da primeira avaliação foram aplicadas nos dias 11 e 12 de junho de 2019.

• O quê: Aplicação da 2ª avaliação do Seama.
  • Quando: Nesta terça-feira (20) e quarta-feira (21), nos três turnos.
  • Onde: Escolas da rede pública estadual (terça-feira) e escolas municipais da rede pública (quarta-feira).

19/08/2019