As ações estratégicas do Governo do Maranhão para elevar os indicadores educacionais do estado, bem como as metas para garantir educação pública de qualidade foram apresentadas, nesta sexta-feira (10), em reunião na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com a presença de uma das maiores especialistas do mundo em políticas educacionais, a professora Cláudia Constin.
O Secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão e a equipe técnica detalharam as ações, em curso, desde os primeiros dias de gestão do Governador Flávio Dino para mudar o cenário educacional maranhense e garantir os direitos de aprendizagem aos estudantes. Entre elas destaca-se: a implantação dos Centros de Educação Integral, eleição para gestor escolar, o programa de Alfabetização ‘Sim, Eu Posso’ e o planejamento estratégico para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
“São inúmeras ações estruturantes em pouco mais de dois de gestão. Medidas que não se restringem somente à rede estadual de ensino, mas destinadas aos municípios como substituição de escolas de taipa, palha ou estruturas inadequadas por estruturas de alvenaria, o programa Avança, de regularização do fluxo escolar, e o Regime de Colaboração com as redes municipais”, destacou.
Durante o encontro na Seduc, Cláudia Costin ressaltou a importância da política educacional que o governo do Maranhão vem desenvolvendo. Ela apontou ações como a eleição direta para gestor escolar e o ‘Avança’ como positivas para o processo educacional.
“Eu vejo como algo muito positivo, inspirador e que outros estados poderiam replicar. A possibilidade de corrigir o fluxo escolar, ou em outros termos, permitir que jovens mais velhos do que a idade correta para cada série possa ter sua vida escolar regularizada, é bom para o aluno, bom para o município e para o governo estadual. Bom para o aluno porque ele passa a se interessar mais pela educação, porque ele não vai ser acelerado de qualquer maneira. Portanto, os profissionais da própria secretaria de educação do Estado e os professores das redes municipais que serão capacitados para isso. É bom para os municípios que passam a ter a garantia do direito à educação de qualidade para os seus alunos. E bom para o Estado porque a rede estadual receberá jovens para o ensino médio na idade correta e bem preparados”, avaliou Costin.
Nesta quinta-feira (9), Claudia Costin reuniu com o Governador Flávio Dino, o secretário Felipe Camarão e o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada. Na pauta políticas educacionais, Ideb e escolas de tempo integral.
A especialista em educação também visitou o Centro de Educação Integral Dorilene Silva Castro, no bairro Coroadinho, um dos 11 Centros de Educação Integral que passaram a funcionar neste ano em São Luís e mais cinco municípios maranhenses. Lá, Cláudia Costin conversou com a equipe escolar e conheceu as dependências do Centro, que atende cerca de 400 alunos com ensino em tempo integral.
Cláudia Costin acumulou passagens pela secretaria municipal de Educação do Rio de Janeiro, de Cultura no Estado de São Paulo e foi ministra da Administração e Reforma do Estado. Quando foi secretária no Rio, Ideb cresceu 22%. Depois foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial e, desde 2016, é professora visitante em Harvard. Atualmente, coordena o Centro de Inovação em Políticas Educacionais (CEIP) na FGV do Rio de Janeiro.
Fonte: Seduc
Fotos/Divulgação
GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO - Portal desenvolvido e hospedado pela SEATI